ALERTA: casos de coronavírus em Santos aumentaram essa semana
Os casos de coronavírus em Santos aumentaram em 0,7%.
De acordo com dados da Prefeitura de Santos, só na quinta-feira (13 de agosto), foram 123 novas notificações de COVID-19 entre os santistas. Com isso, o número de casos confirmados por aqui passou de 17.158 para 17.284.
No mesmo período, 84 santistas se recuperaram da doença. São 10.573 recuperados até o momento.
Imagem: Reprodução
Ainda segundo a divulgação da Prefeitura, entre os novos casos confirmados estão cinco munícipes que faleceram em decorrência da COVID-19. Duas mulheres (73 e 84 anos) e três homens (dois de 79 e um de 80 anos) com datas de óbito entre o final de julho e início de agosto.
Situação nos hospitais
No momento, 210 pessoas seguem internadas na rede hospitalar da cidade.
Há um ambulatório pós-COVID em Santos: entenda o que é e como funciona
Deste número, 51% são moradores de outras cidades da Baixada Santista. Do total de internados, 100 pacientes estão em leitos de UTI, ou seja, são casos considerados mais graves. Nas UTIs, a maioria dos pacientes também são de outros municípios: 42 santistas e 58 das demais cidades.
Casos de coronavírus em Santos aumentaram e agora?
Apesar de os casos de COVID-19 em Santos terem aumentado, a cidade ainda está dentro dos padrões da fase amarela do Plano SP. Pois apenas 28% dos 761 leitos dedicados à doença causada pelo coronavírus estão ocupados no momento.
Entre os leitos de UTI, a taxa é de 34%. Sendo que na rede privada são 45% e no SUS, 26%.
Vale ressaltar que, se acaso os números tiverem uma mudança drástica, a cidade pode regredir na flexibilização. Ou seja, tanto o comércio quanto bares e restaurantes terão que fechar as portas novamente e operar apenas com o delivery. Além disso, retorna a proibição da circulação na orla da praia.
Por isso, ainda é importante ficar em casa quando possível e não esquecer a máscara e todos os cuidados preventivos quando for necessário sair.