Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Cardume abre inscrições para cursinhos populares gratuitos em Santos

Sem taxa de matrícula, sem mensalidade. É educação de qualidade e acessível pra quem vem de escola pública e quer transformar o futuro

Tempo de leitura: 3 minutos

Se estudar em universidade pública está no topo dos seus sonhos – ou dos sonhos de alguém da sua família -, já pode comemorar: o Cursinho Popular Cardume, em parceria com a UNIFESP, está com inscrições abertas para as turmas de 2026.

O projeto, que há anos prepara estudantes da Baixada Santista para o Enem e vestibulares, também oferece o Carduminho, turma pensada para quem ainda está no ensino fundamental e busca uma vaga em escolas técnicas ou institutos federais.

E o melhor: tudo gratuito e feito por quem entende das dificuldades e dos caminhos para chegar lá.

www.juicysantos.com.br - Cardume abre inscrições abertas para cursinhos populares gratuitos em Santos

Quer saber como funciona, quem pode participar e como se inscrever?

A gente explica.

Educação como trampolim para novas oportunidades

Quem já frequentou alguma escola pública sabe que, muitas vezes, o plano de passar no vestibular parece distante. Mas a verdade é que cursinhos populares como o Cardume diminuem esse abismo. Segundo um levantamento da plataforma Observatório da Educação, apenas 19% dos estudantes do ensino médio de escolas públicas entram diretamente em universidades após a conclusão do curso básico, enquanto essa taxa chega a quase 60% entre egressos de escolas particulares.

Iniciativas comunitárias ajudam não só a nivelar o conhecimento, mas a mostrar que o vestibular não é um universo restrito. E cada vaga conquistada nas universidades públicas, seja USP, UNIFESP, UNICAMP, é motivo de festa para muita gente.

Além do apoio com conteúdos e dicas de prova, cursinhos populares constroem redes de convivência e solidariedade entre jovens e adultos que estão no mesmo barco.

Como funcionam o Cardume e o Carduminho na prática?

O Cursinho Popular Cardume é um projeto de extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), nascido em 2013 e formado basicamente por uma galera voluntária, composta principalmente de estudantes da própria UNIFESP.

Para 2026, são 150 vagas em três turmas para quem está se preparando para o Enem, com foco especial em estudantes de baixa renda e vindos de escolas públicas da região.

As aulas são presenciais e acontecem de segunda a sexta, das 19 horas às 22h20, no Edifício Acadêmico I da Unifesp, na Vila Mathias, em Santos.

Já o Carduminho foi lançado em 2023, olhando para quem ainda está dando os primeiros passos em busca do ensino médio técnico ou de vagas em institutos federais.

São 45 vagas aos sábados, sempre pela manhã, no Edifício Acadêmico II, na Vila Belmiro. Quem passa pelo processo seletivo, além do conteúdo para a prova, também entra em contato com dinâmicas que incentivam a participação crítica e o olhar pra sociedade.

www.juicysantos.com.br - Cardume abre inscrições abertas para cursinhos populares gratuitos em Santos

Um ponto que merece destaque: tudo isso é completamente grátis – não existe taxa de inscrição, matrícula ou qualquer mensalidade para os alunos.

O objetivo é que ninguém fique de fora por questões financeiras.

O processo seletivo prioriza critérios socioeconômicos, e a inscrição deve ser feita online através dos links disponíveis na bio do Instagram. Para quem não tem acesso à internet ou precisa de uma mãozinha, haverá plantão presencial na Unifesp entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2026.

Se liga nas datas

  • Início das Inscrições: 05/01/2026
  • Plantão Presencial: 11/02/2026 a 13/02/2026 (17h30 às 19h30)
  • Final do Prazo de Inscrição: 20/02/2026
  • Divulgação da 1ª Chamada: 23/02/2026
  • Início das Aulas: 09/03/2026
Aqui você encontra o edital do Cardume e o edital do Carduminho.

A Unifesp Baixada Santista fica na Rua Silva Jardim, 136, Centro.

Avatar
Texto por

Contato