Campanha Fique Sabendo oferece testes gratuitos de HIV e Sífilis em Santos
Santos receberá certificação nacional por eliminar transmissão vertical do HIV. Os testes acontecem até dia 10 de dezembro
Dezembro chegou e, além do Natal, trouxe também uma chance de cuidar da saúde!
A campanha Fique Sabendo está percorrendo diversos pontos de Santos com testagem rápida e gratuita de HIV e Sífilis até o dia 10 de dezembro. A ação começou na terça-feira, dia 2, no CAPS Álcool e Drogas e segue com uma programação intensa pela cidade, incluindo testagens na rua, em empresas e até no Jardim Botânico.

A iniciativa marca a semana do Dia Mundial da Luta contra a AIDS (1º de dezembro) e ganha ainda mais relevância com a conquista histórica de Santos: a cidade receberá em Brasília a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, o mais alto reconhecimento desta categoria feito pelo Ministério da Saúde. Santos não registra casos de transmissão da mãe para o bebê desde 2017.
Reconhecimento nacional e compromisso com a prevenção
“Esta conquista reflete o compromisso do trabalho dos profissionais de Saúde e a seriedade das políticas públicas implementadas no Município”, enfatizou o prefeito Rogério Santos.
O secretário de Saúde, Fábio Lopez, destacou o pioneirismo da cidade no enfrentamento ao HIV/AIDS desde o fim dos anos 80.
“Com esta certificação, estamos recolocando a cidade em um patamar elevado de boas práticas e seguimos no aprimoramento das estratégias de conscientização, promoção de saúde e vínculo com o paciente”.
Neste contexto, a campanha Fique Sabendo reforça o trabalho de conscientização e diagnóstico precoce na cidade.
Testagem chega até quem mais precisa
“Nessa semana estamos realizando ações em várias unidades e na rua. Estamos vindo até essa população que tem mais dificuldade ao acesso do nosso serviço. A conscientização e diagnóstico precoce são de suma importância para o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis”, explica Thayná Caires, chefe do Serviço de Atendimento Especializado.
A estratégia é justamente ir até onde as pessoas estão, garantindo acolhimento e um ambiente seguro para quem normalmente não procura os serviços de saúde.
“Todos são pacientes, damos a mesma atenção e cuidado, mas com um olhar diferente para garantirmos um atendimento eficiente, considerando as suas especificidades”, ressalta a profissional.
Teste rápido e resultado em 20 minutos
O procedimento é simples e indolor: uma gota de sangue retirada do dedo (como no exame de glicemia) e pronto. Em 20 minutos, o resultado sai e é informado de forma reservada e confidencial pela equipe do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI).

Foto: Prefeitura de Santos/Raimundo Rosa
Se der positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento no Serviço Especializado de Atendimento. A boa notícia: a sífilis tem cura com penicilina, e o HIV é controlado com antirretrovirais gratuitos que tornam o vírus indetectável e intransmissível, impedindo que evolua para AIDS.
Fora da campanha, os testes continuam disponíveis o ano todo em todas as policlínicas de Santos e no CCDI (Rua da Constituição, 556).
Veja onde encontrar os testes nos próximos dias:
4 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
- 9 às 10h30 – Palestra e autotestes na Autoridade Portuária (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 32)
- 14 às 15h30 – Palestra e autotestes na Autoridade Portuária (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 32)
5 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
- 17 às 20 horas – Testagem para profissionais do sexo
7 de dezembro (domingo)
- 10 às 13 horas – Testagem na ação Médicos do Mundo (entorno do Mercadão, Vila Nova)
- 13 às 15 horas – Palestra e autotestes na Seacolhe (Rua Bittencourt, 309/311)
8 de dezembro (segunda-feira)
- 9 às 10h30 – – Palestra e autotestes no CIEE
- 14 às 15h30 – Palestra e autotestes no CIEE
9 de dezembro (terça-feira)
- 8 às 10 horas – Palestra e autotestes na Citrosuco
10 de dezembro (quarta-feira)
- 10 às 17 horas – Distribuição de preservativos no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli, s/nº)
- 14 às 17 horas – Testagem em hotel
Cuidado na hora da furunfada
Importante sempre ressaltar que o melhor método de proteção contra HIV, Sífilis e outras ISTs segue sendo a camisinha. Quando o clima esquentar, nunca se esqueça de encapar o boneco.
Para você que está chegando nos finalmentes, o Juicy preparou uma lista com os melhores locais para fugir da vigia da sogra. Confira a lista aqui!
Fonte: Prefeitura de Santos