Cadeia Velha de Santos entra em reforma
Um dos edifícios históricos mais importantes da cidade será restaurado o a partir do dia 18 de julho, a Cadeia Velha de Santos.
Atualmente, é na Cadeia Velha que funcionam os cursos gratuitos da Fábrica de Cultura 4.0 Santos, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Acontecem no espaço oficinas gratuitas de música, dança, tecnologia, além de vivências culturais.
Tudo sobre a reforma da Cadeia Velha de Santos
O tradicional prédio histórico vai passar por uma reforma ampla, com o objetivo de melhorias em acessibilidade, infraestrutura e conforto, respeitando suas características originais.
Entre as obras, estão o restauro do telhado e melhorias na infraestrutura, como a modernização do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). A Cadeia Velha terá um novo sistema de ventilação, com ampliação do sistema de climatização VRF, que permite o controle individualizado da temperatura em cada ambiente, unindo conforto térmico e eficiência energética.
Além dos reparos no telhado, uma sala ganhará adaptação para atividades relacionadas à linguagem de moda e figurino.
O sistema de climatização passará por uma revisão geral. E haverá a substituição de 660 metros quadrados do piso no térreo da casa.
A previsão de duração dessa intervenção é de nove a 12 meses, com reabertura provável em meados de 2026.
“Este é um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade, e as obras estruturais são essenciais para garantir sua longevidade, preservando suas características originais”, afirma Karina Kodaira, gerente de projetos de arquitetura da Catavento Cultural e Educacional e responsável pela reforma da Cadeia Velha.
A arquiteta explica que “todas as reformas são feitas sob a chancela dos órgãos governamentais responsáveis por preservar o valor histórico, arquitetônico e simbólico de edificações como esta”.
O que funciona hoje na Cadeia Velha de Santos?
Desde 2022, são cerca de 100 modalidades artísticas e culturais oferecidas, totalizando milhares de vagas. Em 2024, 2.134 alunos e alunas passaram por lá.
Há linguagens como circo, dança, música, teatro, artes visuais, maker e robótica. Portanto, a ideia é conectar cultura, arte e tecnologia para potencializar ainda mais a economia criativa em Santos. Entre os cursos da unidade, alguns exemplos são Programação de Drones, Robótica, Cultura Maker, Games e Programação. Também tem modalidades voltadas às artes, como Teatro, Balé, Dança Contemporânea, Street Dance, Violino e Viola, Violão, Circo, Audiovisual, Artes Visuais e Capoeira.
A partir do início da reforma do tradicional imóvel, toda a programação cultural e educativa irá temporariamente para a unidade Vila Criativa, unidade Vila Nova, por meio de uma parceria com a Prefeitura.
A gestão atual do projeto garante que não haverá pausa ou prejuízos nas atividades.
Quer fazer um curso na Fábrica de Cultura? Se liga nas inscrições do segundo semestre de 2025
A Vila Criativa – Vila Nova oferece já para o segundo semestre de 2025 cursos como artes visuais, artesanato digital, balé, canto coral, capoeira, circo, criação de games, dança contemporânea, drones, fábrica de games, foto e vídeo, jazz contemporâneo, laboratório de criação (maker), percussão, robótica, teatro, violão, violino e viola, além de ações do Projeto Espetáculo, sessões de cinema, oficinas e apresentações musicais.
As matrículas serão online e o link entra no site das Fábricas de Cultura em data ainda a definir. Em caso de dúvidas, tem atendimento presencial na própria Vila Criativa de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas.
Este é o calendário de inscrições:
- Pré-inscrições: de 15/07 (terça-feira) a 20/07 (domingo)
- Divulgação da 1ª lista de contemplados: 24/07 (quinta-feira), às 14h
- Efetivação da 1ª chamada: de 24/07 a 02/08 (quinta a sábado)
- Divulgação da 2ª lista de contemplados: 07/08 (quinta-feira), às 14h
- Efetivação da 2ª chamada e matrícula em vagas remanescentes: de 07/08 a 16/08
- Início das aulas: 19/08 (terça-feira)
Segundo a gestão do espaço, outro local está em negociação para receber a programação da biblioteca, encontros literários e cursos de street dance e forró, além de atividades no estúdio de gravação.
Anote: a Vila Criativa – Vila Nova fica na Praça Rui Ribeiro Couto S/N, Vila Nova.
A história da Cadeia Velha
A construção da Cadeia Velha de Santos começou em 1839 e levou cerca de 30 anos. É um exemplo da mistura de diferentes estilos arquitetônicos, combinando elementos do movimento Barroco e Neoclássico.
O prédio já abrigou tropas brasileiras durante a Guerra do Paraguai, a Câmara Municipal de Santos; foi fórum, cadeia e delegacia ao mesmo tempo. Patrícia Galvão ficou presa nesse lugar.
Desde 1981, se transformou em um equipamento cultural que democratiza a arte na cidade. E, em 2023, virou Fábrica de Cultura.