Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Bike to Work Day em Santos: que tal ir de bicicleta para o trabalho?

Tempo de leitura: 3 minutos

Que Santos tem muitos adeptos da bike como forma de se locomover pela cidade, a gente já falou por aqui. E o movimento internacional Bike to Work Day, que se comemora no dia 9 de maio, chega para provocar mais pessoas a ir de bicicleta para o trabalho e adotarem essa solução como um meio de transporte definitivo.

A escolha da bicicleta para o trajeto casa-trabalho pode gerar um impacto significativo na mobilidade urbana local.

www.juicysantos.com.br - Bike to Work Day em Santos que tal ir de bicicleta para o trabalho

Sustentabilidade e saúde

Dados do Bike Santos revelam que, até março de 2025, foram mais de 5 milhões de viagens. E o mais interessante é que há uma forte adesão nos horários de pico de quem vai ou volta pro trampo: entre 6  e 10 horas, com mais de 18% das viagens e entre 16 e 20 horas (mais de 35%). A estação Gonzaga, área estratégica da cidade para comércio, serviços e negócios, lidera a utilização do Bike Santos.

Segundo Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel (que opera o Bike Santos), a bicicleta cada vez mais se torna uma alternativa real de mobilidade urbana.

“Deixou de ser apenas lazer e passou a integrar a rotina como meio de transporte rápido, económico e saudável”.

Murilo Barletta, diretor de Transportes Urbanos da CET-Santos, vê o programa como uma “ferramenta concreta de transformação urbana” que conecta modais, incentiva hábitos saudáveis e contribui para a redução do fluxo de veículos motorizados.

Para suportar este crescimento, Santos avança na expansão da sua malha cicloviária, com planos de ultrapassar os 100 km e ampliar a integração em conjunto com as outras cidades da região.

Pamela Weydmann, nossa gerente de projetos aqui do Juicyhub, é uma das adeptas desse meio de locomoção.

“Pra mim, poder ir trabalhar de bike é ter qualidade de vida. Levo basicamente o mesmo tempo do que levaria de carro, mantenho meu corpo ativo e ainda tenho o privilégio de curtir a orla da praia no caminho. Sem falar nos benefícios de não me preocupar com vagas de estacionamento e poder parar onde eu preciso com facilidade. Me poupa custos e ainda colaboro com o meio ambiente! É um privilégio”. 

Claro que usar bicicleta como transporte ajuda a amenizar o trânsito e reduzir os impactos ambientais. No entanto, o poder público precisa continuar a investir em infraestrutura mais segura para minimizar riscos associados ao trânsito.

Por que ir de bicicleta para o trabalho

Estudos sugerem que deixar o carro em casa e ir de bicicleta para o trabalho apenas um dia por semana pode reduzir significativamente as emissões de CO₂ por pessoa. Pesquisa da Aliança Bike e do Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) indicou que cada pessoa que opta pela bicicleta em vez do carro reduz em média 4,4 kg de CO₂ por ano. Mesmo quem pedala apenas uma vez por semana já reduz cerca de 3,2 kg de carbono emitido. Isso equivale a 10 km rodados de carro.

Ir trabalhar de bicicleta também traz benefícios para a saúde. Pesquisas recentes indicam redução de até 47% no risco de morte prematura para ciclistas que pedalam diariamente. E há um ganho é de aumento de produtividade no trabalho e melhoria da saúde mental. Ou seja, só vantagens!

Avatar
Texto por

Contato