Bebidas adulteradas: um guia de como passar pelo fim de semana sem álcool
É melhor dar um tempo de bebidas alcoólicas até os casos serem esclarecidos pelas autoridades
O pânico tomou conta de São Paulo (e agora do Brasil) com os casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. E a galera (incluindo a redação do Juicy) está naquele misto de tristeza e revolta. Afinal, logo na reta final do ano, quando a gente mais precisa de um pouco de alegria etílica, nem isso dá pra fazer no fim de semana.
A situação de não poder capotar o Corsa vai ficando tão dramática que já estamos tendo alucinações com o Sid da Era do Gelo dançando ao som de “bora tomar uma”.
Embora a Secretaria de Saúde de Santos tenha garantido que a cidade está livre de casos, a preocupação é mais que válida. Afinal, no estado de São Paulo, já são 52 registros, com 1 morte confirmada e 5 em investigação até o fechamento desta matéria. Além disso, o país inteiro começa a entrar nessa estatística assustadora.
Ainda não se sabe se a intoxicação ocorre por alguma falha na produção de destilados ou se a contaminação resulta de uma adulteração intencional das bebidas para render mais pelos fornecedores. Até agora, os casos envolveram gin, whisky e vodka.
Estabelecimentos de Santos e região, assim como entidades que representam o setor de bares e restaurantes, já se manifestaram sobre o tema. Existe uma grande preocupação não só com a saúde das pessoas, mas também com os prejuízos que vão acontecer para estes pequenos negócios.
Ainda é possível beber?
Se a culpa for mesmo da fabricação, há uma luz no fim do túnel: cerveja e vinho parecem estar no time dos mocinhos.
Segundo o Metrópoles, o metanol aparece naturalmente no vinho por causa da fermentação das cascas de frutas ricas em pectina. Porém, essas doses são homeopáticas e regulamentadas pela ANVISA (até 400 mg/L nos tintos e 300 mg/L nos brancos e rosés).
Já a cerveja é praticamente blindada. Ela produz entre 6 e 27 mg/L de metanol, quantidade considerada pela Organização Mundial de Saúde mais inofensiva que a ressaca moral de segunda-feira. O único perigo real seria alguém adicionar metanol no seu copo de propósito. Nesse caso, no entanto, não estamos mais falando de química, mas de polícia.
É claro que quem bebe, bebe para ficar ruim – se fosse para ficar bom, tomava remédio. Ainda assim, o recado está dado: melhor maneirar no álcool nos próximos dias até entendermos o que diabos está acontecendo nas garrafas e copos. Porém, convenhamos, o chamado do fim de semana é implacável, ele toca e não aceita “não” como resposta.
Portanto, para não sofrer com a abstinência, montamos este guia com tudo que você pode fazer para controlar a Heleninha que vive dentro de todos nós. Bora lá!
Guia de como sobreviver o final de semana sem álcool
Beba uma água de coco na praia
Vodka ou água de coco, para você, tanto faz? Provavelmente, agora não mais. Por isso, escolha a opção mais saudável. A orla de Santos está cheia de quiosques servindo água fresquinha. Aproveite!
Faça exercícios
Já que não dá para beber, bora perder a barriguinha de chopp. Você pode correr na praia, andar de bicicleta, ir para a academia ou até malhar em casa. Em resumo: quem quer, dá um jeito. Bora pra cima meu campeão, olho do tigre!
Drinks sem álcool
Existem muitas opções de drinques sem álcool incríveis nos bares de Santos. É claro que não dão aquele grau, mas ainda assim, valem a experiência. Além disso, vale redescobrir milk-shakes, caldo de cana na feira, coquinha gelada e até sucos naturais.
Balde? Agora só se for de Toddynho.
Vá ao cinema
Troque a vontade de uma latinha por novas histórias. A Baixada Santista tem várias opções, como o Cinemark do Praiamar Shopping, o Cine Roxy no Gonzaga e no Brisamar, o Cineflix no Miramar e o Cinesystem no Litoral Plaza.
Grandes filmes estão em cartaz, como:
- Uma Batalha Após a Outra: o novo filme de Paul Thomas Anderson, estrelado por Leonardo DiCaprio, chegou aos cinemas aclamado pela crítica e já desponta como forte candidato ao Oscar. A trama acompanha um grupo de ex-revolucionários que se reúne para resgatar a filha de um dos integrantes.
- A Longa Marcha: inspirado na obra clássica de Stephen King, o longa retrata um grupo de adolescentes que participa de um concurso anual conhecido como The Long Walk. Nele, os competidores precisam manter uma velocidade mínima de caminhada sob a pena de serem executados caso parem.
- Coração de Lutador: o drama esportivo da A24 que pode render um Oscar a Dwayne “The Rock” Johnson. O filme narra a trajetória real de Mark Kerr, campeão de artes marciais mistas e lenda do UFC, mostrando os desafios dentro e fora do octógono..
- Invocação do Mal 4: No capítulo final da franquia que conquistou milhões de fãs, os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren enfrentam um dos casos mais sombrios de suas carreiras. Presos em uma trama repleta de entidades misteriosas, eles precisam encarar o mal pela última vez.
Além desses cinemas, você pode aproveitar todo o circuito de cinemas públicos de Santos, que oferecem até sessões gratuitas.
Amasse um hamburgão
Já temos uma lista com 30 opções de hamburguerias para você atacar.
Cafeterias
Escolha uma das cafeterias recomendadas pela nossa audiência. Dá para ir sozinho, com amigos ou até em um date.
Vá para um restaurante da Tolentino
Seguindo a ideia do date, aproveite as opções gastronômicas da Tolentino Filgueiras. Só lembre: sem álcool!
Pernoite em um motel
Depois de um bom date, quem sabe você não tem sorte. E vai por mim, vai ser melhor sem álcool. Não deixe seu pequeno brincalhão se tornar um bobão mole e alcoolizado. Deixamos uma lista com os melhores motéis aqui.
Casas de suco
O suco está liberado pelo médico então conheça algumas das opções de Santos:
Suco Bagaço – Miramar Shopping, Rua Euclides da Cunha, 21 – Gonzaga
Splash Sucos & Vitaminas – Rua Oswaldo Cruz, 319 – Boqueirão
Quitanda da Vila – Rua Eloy Fernandes 2 – Boqueirão
Visite o Sesc Santos
O Sesc oferece cultura, lazer, esportes e até atendimento odontológico. Além disso, promove cursos, shows e atividades acessíveis para credenciados. A programação de outubro está ótima.
[insira aqui seu entretenimento]
Infelizmente o jurídico nos impediu de sugerir outras maneiras de viajar. Use a criatividade.
Se for beber, fique em alerta
Essas são algumas orientações do Procon-SP:
- Compre em lugares conhecidos e de confiança
- Sempre desconfie de preços muito abaixo do normal, tá?
- Toda bebida importada deve ter informações em Português na embalagem
- Peça no bar ou adega para ver rótulo, lacre e selo de autenticidade da bebida
- Exija nota fiscal, seja de um drinque ou garrafa
Fique de olho no sintomas de intoxicação e procure um serviço de saúde imediatamente se sentir algo como náuseas, dor de cabeça, vômitos, tontura, falta de coordenação, alterações visuais (visão turva, visão dupla, fotofobia, cegueira) de 8 a 24 horas após a ingestão.
Lembre-se: os sintomas prolongados desse envenenamento podem levar a um coma e até à morte.