Associação Comercial de Santos é uma das melhores empresas do País para se trabalhar
Entidade centenária de Santos conquistou lugar de destaque e agora faz parte do seleto grupo de empresas do Brasil certificadas pelo Great Place To Work.
A Associação Comercial de Santos (ACS) acaba de entrar para uma lista em que poucas organizações do país conseguem estar. Pois é, a entidade recebeu a certificação pelo Great Place To Work (GPTW) 2025 como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar. O reconhecimento veio após uma avaliação dos próprios colaboradores. E marca um momento importante na história da ACS no ano em que completa 154 anos de existência.
Com tradição na história da Baixada Santista, a ACS recebe pela primeira vez o selo de excelência do GPTW. O índice de aprovação entre os colaboradores chegou a 82% segundo a pesquisa aplicada, mostrando que aspectos como ambiente de trabalho, respeito e valorização dos times vêm sendo discutidos e aprimorados internamente.
Ambiente de trabalho em transformação
O conceito de “melhor empresa para trabalhar” não é novo, mas ganhou ainda mais importância nos últimos anos, influenciado por mudanças no mercado de trabalho e novas expectativas dos profissionais. Segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas 2024” da própria consultoria GPTW, fatores como segurança psicológica, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e oportunidades de desenvolvimento são prioridades para quem busca ou mantém um emprego. No Brasil, entre as empresas certificadas, a média de satisfação dos funcionários está em torno de 80%.
E esses indicadores caminham junto com mudanças geracionais, maior acesso à informação e a própria competitividade do mercado.
Pesquisas realizadas pela plataforma Glassdoor apontam que 86% dos profissionais avaliam a reputação da empresa antes de aceitar um trabalho, sendo que o clima organizacional está entre os principais motivos.
Caminho para a certificação
O processo aconteceu entre todos os colaboradores da Associação Comercial de Santos, que responderam a uma pesquisa anônima sobre o clima interno, gestão, remuneração, oportunidades de crescimento, entre outros temas. Segundo a metodologia do GPTW, esse feedback dos times compõe 67% da nota final. Já as práticas institucionais, políticas de gente e modelo de RH correspondem ao restante da avaliação.
É importante ressaltar que a certificação do GPTW segue regras rígida. Ninguém pode ser obrigado a responder à pesquisa e nem há recompensa pela participação. O método busca garantir avaliações autênticas e revelar como está de fato o ambiente de trabalho.
Em 2025, a ACS entra para o grupo de mais de 6 mil empresas brasileiras na lista, buscando dar transparência para o dia a dia do trabalho e colocar a voz dos funcionários no centro das decisões institucionais.
De acordo com Mauro Sammarco, presidente da ACS, a certificação reflete mudanças recentes no processo de gestão de pessoas, focando em confiança, respeito e propósito para manter o time engajado e conectado com os objetivos da instituição – que vão muito além dos muros do prédio, impactando associados e a dinâmica econômica da Baixada Santista como um todo.
A atuação da Associação Comercial de Santos
Fundada em 1870, a Associação Comercial de Santos atua como órgão técnico e consultivo do Governo Federal. Atualmente, a casa reúne empresas de vários setores econômicos por meio de Câmaras Setoriais, presta serviços aos associados e participa do desenvolvimento de políticas para a região, muitas delas vinculadas ao complexo portuário santista.
Esse hub de conexões e serviços coloca a ACS em contato direto com demandas importantes de municípios, setores do comércio, indústria, além de instituições públicas e privadas.