Arte drag vai colorir Santos no Festival Sereias
Prepare-se pra muito, mas muito brilho! De sexta-feira a domingo (18 a 20 de julho), o Centro Histórico de Santos vira o palco do Sereias – Festival Santista de Arte Drag.
A 3ª edição do evento leva atrações totalmente gratuitas à Vila do Teatro, como performances, oficinas e uma abertura especial nesta sexta-feira. Tudo para aproximar o público da expressão artística drag, uma das linguagens que mais crescem nos palcos e redes sociais brasileiras.
O festival, que tem na programação o espetáculo “Sereias na Vila!” (com um elenco formado por Magenta, Pink Kim, Carla D’Vainer, Hanna Deggy Banks e outros nomes da cena drag local), marca novo momento na cena cultural da Baixada Santista.
Além de entreter, o encontro pretende estimular o diálogo sobre cidadania, diversidade e cultura.
E o bom é que é tudo grátis!
O que é arte drag?
Arte drag é uma forma de expressão artística que desafia normas de gênero e promove debates sobre identidade, inclusão e criatividade.
E os festivais drag, como o Sereias, representam potentes espaços de visibilidade LGBTQIA+. Esses encontros ajudam a ampliar o respeito à diversidade e a reforçar políticas de inclusão.
No Brasil, eventos ligados à cultura drag fora dos grandes centros vêm crescendo. O fenômeno, impulsionado pelas redes sociais e por programas como o “RuPaul’s Drag Race”, unem cada vez mais pessoas de diferentes origens do universo drag, tornando cidades como Santos palco de ações inovadoras e que dialogam com o público de todas as idades.
Programaçao do Sereias – Festival Santista de Arte Drag 2025
A abertura do Festival de Arte Drag de Santos acontece na noite de sexta-feira (18 de julho), às 22 horas, com o espetáculo coletivo “Sereias na Vila!”.
No sábado, tem oficina de arte drag no Arte no Dique, no Dique da Vila Gilda.
A produção é da SheyLona Produções Artísticas, com apoio da Secretaria de Cultura de Santos, Instituto Arte no Dique e Vila do Teatro.
Mais do que um festival, o evento é um convite para todos — independente da identidade de gênero ou orientação sexual — conhecerem a potência artística de quem faz arte drag na Baixada Santista.
A Vila do Teatro fica na Praça dos Andradas, 35, Centro. O espaço,que completa 13 anos de história em 2025 e, acaba de receber a certificação de Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.