Arrecadação de absorventes para presas na Baixada Santista
Se você acha que a vida em Orange is The New Black é difícil, imagina no Brasil…
Uma descrição nua e crua do sistema carcerário do estado de SP – especialmente nas prisões femininas – está no livro Presos Que Menstruam, da jornalista Nana Queiroz. Nessa publicação, há o relato de que elas praticamente não têm acesso a uma das necessidades mais básicas para a nossa vida moderna, que são os absorventes higiênicos.
Esse texto da Nana gerou uma movimentação via redes sociais para ajudar as presas paulistas e tentar mudar essa situação.
Aqui na Baixada Santista, uma das representantes dessa ação é Stephanie Costa. Ela explica um pouco mais sobre o tema:
Além do frequente abandono de seus companheiros e famílias, essas mulheres sofrem com o abandono do Estado em suas demandas mais essenciais – demandas essas diferentes das dos homens como as de higiene íntima. Sem outra saída, improvisam ou tem que pagar quantias absurdas para conseguir o que precisam. Chegamos ao ponto de mulheres usarem miolo de pão como absorvente. É inadmissível sabermos dessa realidade sem agirmos.
Por esse motivo, mulheres de todos os cantos de SP resolveram se juntar para tentar mudar essa situação.
Quer ajudar?
A campanha está recebendo qualquer tipo de absorvente, em pacotes FECHADOS, independente de marca ou modelo até 30 de agosto. Não é possível doar coletores menstruais, porque as presas não possuem condições de higiene necessárias para isso. A organização vai buscar doações e também informa sobre pontos de coleta.
Para saber mais, entre no site Arrecadação de Absorventes Santos ou mande um e-mail para a Stephanie: [email protected] ou pelo telefone (13) 997310378. Outro contato em Santos é o Machado, no telefone : (13) 999200-4554.
Em outras cidades, fazer o contato com:
Baixada Santista – Marcha das Vadias – Fernanda Vicente – (13) 3349-2044 / Natasha – (13) 98173-2182
Bertioga – Helena Seidel – (13) 99798-6022
Caraguatatuba – Margareth Andrade – (12) 99778-0327