Aposentados de Santos terão ajuda para identificar descontos indevidos do INSS
Entre os dias 19 e 23 de maio (segunda a sexta-feira), uma iniciativa gratuita vai ajudar a identificar possíveis descontos indevidos nos benefícios do INSS para aposentados de Santos.
Então, se você é ou conhece alguém aposentado em Santos, já dê esse toque.
Recebeu desconto indevido do INSS? Você tem direito a reembolso
Você deve estar sabendo da crise de fraudes no INSS, reveladas recentemente pela imprensa.
Um esquema bilionário de descontos não autorizados em benefícios previdenciários, envolvendo entidades associativas que fraudaram a folha de pagamentos do instituto, lesou 9 milhões de idosos em todo o país. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto, que identificou R$ 6,3 bilhões em desvios entre 2019 e 2024, com bloqueios cautelares de R$ 2,56 bilhões em bens de 12 entidades consideradas o “núcleo da fraude”.
Até maio de 2025, o INSS recebeu mais de 1 milhão de pedidos de reembolso.
As investigações revelaram que 97% dos beneficiários não autorizaram os descontos, muitos realizados por entidades criadas exclusivamente para fins ilícitos. O escândalo levou à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanuto, e ao afastamento de três integrantes do alto escalão da Previdência, além de apreensões de bens de luxo e prisões.
Aqui tem mais notícias de Santos e região
Mutirão de ajuda de descontos indevidos do INSS em Santos
A colaboração entre o Parque Tecnológico, Unisanta e a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos traz estudantes do curso de Sistemas de Informação da instituição de ensino superior para colaborar com este projeto. Junto aos jovens, os idosos têm a chance de aprender a navegar no aplicativo ‘Meu INSS’, verificar autorizações de cobranças e, se for o caso, iniciar o processo para solucionar descontos não consentidos.
Além do suporte técnico, a iniciativa faz parte do “Inovação e Longevidade”, um programa que visa ensinar idosos sobre tecnologias atuais, como smartphones e aplicativos sociais, e alertar sobre os riscos de golpes digitais. Este tipo de conhecimento é essencial para garantir que os aposentados não apenas defendam seus direitos, mas também naveguem com segurança e confiança no mundo digital.
Conhece alguém para indicar? Ou você quer participar? Então anote!
Os interessados devem ir até o Parque Tecnológico na Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova, com documentos e celulares em mãos. O atendimento acontece das 14 às 17 horas, no período de 19 a 23 de maio.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.