Ancestralidade e narrativas negras: veja a agenda de novembro no Sesc Santos
Zudzilla, cumbia e baile black estão entre os destaques
Com muita música, dança, teatro e programação infantil, a agenda de novembro do Sesc Santos chega pra agitar a vida de quem tá aqui na Baixada Santista neste fim de ano.
Se você curte novidades culturais já pode reservar espaço na rotina: tem atrações nacionais, talentos locais e eventos. Estes eventos colocam em primeiro plano a diversidade, a ancestralidade e as narrativas negras.
Com shows, espetáculos e apresentações espalhadas pelos ambientes da Comedoria, Convivência e Auditório do Sesc Santos, novembro promete ser um mês intenso para quem gosta de boa arte e novas experiências. E é claro: tudo pensado para todas as idades, com preços acessíveis ou grátis.
Show de Zudzilla celebra o Dia da Consciência Negra no Sesc Santos
A seguir, você confere os destaques da agenda de novembro e vê como aproveitar a programação.
Música, teatro, dança e experiências para todas as idades
Entre os destaques musicais da agenda de novembro, aparece o grupo colombiano Frente Cumbiero (foto), que traz sua mistura de cúmbia, instrumentos de sopro e beats eletrônicos no dia 13 de novembro (quinta-feira).

Já no piano, Zé Manoel apresenta no dia 15 (feriado) composições autorais. Estas composições dialogam com religiosidade e as raízes negras.
Esta edição da agenda de novembro coloca também no palco artistas da região, como Alexandre Birkett. Há também eventos especiais como o Black Charme Ice, idealizado por Reille Cristovão. As atividades incluem bailes e aulas de charme celebrando a cultura black.
Outro destaque é o show de Zudizilla, que encerra a trilogia Ópera Preta misturando hip hop, jazz e poesia (dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra).
O teatro marca presença com espetáculos como “Hiléia – Semeadora das Águas”, explorando a relação entre humanidade e natureza, e o sensorial “Carangueja”, com Tereza Seiblitz dialogando com o bioma do manguezal. Para quem gosta de reflexões profundas, a peça “Lágrimas de Laura” fala sobre pertencimento e o legado da escravidão.

No quesito dança, a criação de Inaê Moreira, Ecos de Separação (foto) une literatura e música para resgatar memórias afrodiaspóricas e refletir sobre fronteiras culturais.
E para a criançada…
A agenda de novembro no Sesc Santos para os pequenos não decepciona. Há peças sobre biodiversidade, aventuras de feira livre, laços familiares, sonhos com oceanos e narrativas. Essas narrativas abordam a infância e o combate ao racismo.
Como aproveitar as atividades culturais do Sesc Santos
Os ingressos para as atrações da agenda de novembro ficam à venda antecipada no aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site do Sesc São Paulo, sempre às terças, a partir das 17 horas. Isso vale para a programação da semana seguinte. Quem prefere garantir presencialmente, pode comprar direto na bilheteria a partir das quartas-feiras (também às 17 horas).
Os valores dos ingressos variam (com desconto para credenciados Sesc, estudantes, aposentados e pessoas com deficiência), com boa parte das atrações infantis gratuitas ou com gratuidade para crianças até 12 anos. Também há espetáculos musicais e teatrais acessíveis, além de opções gratuitas previstas na programação.
O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.