Ambulatório trans em Guarujá é o primeiro municipal da região
A cidade de Guarujá deu um bom exemplo de respeito à diversidade com inauguração do primeiro Ambulatório Trans da Baixada Santista municipal. O TRANSforma é um ambulatório trans em Guarujá que vai oferecer para a população LGBT+ acompanhamento nas áreas de psicologia, psiquiatria, endocrinologia, assistência social e enfermagem.
O espaço, aberto no Dia do Orgulho (28 de junho), fica no interior do Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho.
Para a comunidade, o TRANSforma representa um espaço de esperança e transformação.
“É um avanço significativo para Guarujá, que caminha mais um passo na construção de políticas públicas cada vez mais inclusivas, onde cada pessoa poderá ser quem é, sem vergonha alguma”, comemorou Alexandre Florentino, integrante da Comissão da Diversidade Sexual e fundador do Coletivo Casa Beauty.
Sugestões para você
Todo o atendimento no ambulatório trans de Guarujá é gratuito.
E por que um ambulatório trans é importante para uma cidade?
No Brasil, a partir de 2006, pessoas trans vêm conquistando direitos no Sistema Único de Saúde. E isso passou pelo uso do nome social, indo até cirurgias de redesignação e tratamentos hormonais.
Atualmente, as cirurgias oferecidas pelo SUS para readequação sexual à população trans são: mastectomia, histerectomia, redesignação sexual (para mulheres trans), tireoplastia (afinamento de cordas vocais), inserção de prótese mamária e a faloplastia (construção peniana a partir do clítoris, realizada em caráter experimental).
Essa acolhida é fundamental para que as pessoas trans possam se sentir parte da sociedade com segurança e melhora na qualidade de vida.
Esse conteúdo do site do Dr. Dráuzio Varella explica bem o histórico da questão.
Como acessar o ambulatório trans no Guarujá
O Ambulatório Trans funciona no piso superior do Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. Para marcar uma consulta, o paciente deve fazer o agendamento nas unidades de saúde da rede municipal, via Complexo Regulador Ambulatorial.
Fica na Rua Guilherme Guinle, 42, Pae Cará, Guarujá.
Atendimento de saúde trans na Baixada Santista
Desde 2015, o Hospital Guilherme Álvaro, que é estadual, conta com o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais na Baixada Santista. À época, foi uma das 12 primeiras cidades brasileiras a contar com esse serviço.
No entanto, por atender todas as 9 cidades da região, o equipamento já se encontrava sobrecarregado apenas anos mais tarde, com poucos profissionais e alta demanda.
Por isso, é bem importante que a região se prepare e organize políticas públicas para atender a comunidade trans em nível municipal, seja na saúde ou em outros setores.