Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Alô, coffee lovers! 40 expositores estarão no Mercado Coffee em Santos

Evento comemora o Dia Internacional do Café com atrações gratuitas no Centro Histórico

Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos eventos mais esperados para os apaixonados por café é o Mercado Coffee. Em sua oitava edição, a festa vai reunir 40 expositores, vindos não só da Baixada Santista, mas também da capital e de Minas Gerais. Ou seja, imperdível pra quem curte experimentar diferentes tipos de grãos, conhecer métodos de preparo variados, degustar docinhos especiais, encontrar souvenirs e se aproximar ainda mais desse universo apaixonante que é o café.

Anota aí: vai ser no sábado (4 de outubro), das 11 às 19 horas.

www.juicysantos.com.br - Alô, coffee lovers! 40 expositores estarão no Mercado Coffee em Santos

Mercado Coffee 2025: tudo o que vai rolar

Quem passar pelo Boulevard da XV de Novembro, logo em frente ao Museu do Café, vai encontrar uma feira caprichada, com estandes de marcas conhecidas dos apaixonados por cafés especiais e outras que estão chegando agora no evento. Tem cafeterias locais quanto produtores mineiros, além de empreendimentos ligados a doces artesanais, souvenirs e novidades no preparo da bebida.

A programação não fica só na degustação, não. A música também entra como parte do roteiro: às 14h30, Letícia Caires (voz, violão e brasilidades) anima a tarde, e, às 17 horas, é a vez do pop rock de Caio Fragoso tomar conta do palco na cúpula do Museu.

Para quem curte se aprofundar, três oficinas gratuitas prometem desvendar muitos segredos do universo do café: desde sabores, aromas e experiências, até bate-papos sobre preparo em casa, com horários à tarde e senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência.

E para quem vai em família? O Mercado Coffee pensou nas crianças também: uma versão reduzida do “Espaço Café com Leite” garante brinquedos e um ambiente lúdico para a garotada brincar integrada à feira.

www.juicysantos.com.br - mercado coffee em santos

O café além da xícara

Um dos diferenciais do Mercado Coffee, que já faz parte do calendário santista, é a oportunidade de fomentar conexões. Pequenas torrefações conversam com consumidores, negócios locais e quem está só de passagem descobre as novidades do setor. E, de quebra, leva para casa um cafezinho especial escolhido a dedo. É uma chance de conhecer de perto o que há de novo (e tradicional) na cena cafeeira do interior, da capital e de Minas Gerais.

Além disso, neste dia especial, o Museu do Café terá entrada gratuita para visitação das 9 às 18 horas, aproveitando para incentivar ainda mais o contato com a história viva do grão na região. Tudo isso mostra que o café faz muito mais do que acordar as pessoas: ele movimenta, inspira e conecta gente na Baixada Santista.

Do grão a coração

Para além da xícara, o café sempre teve papel importante na história de Santos e da Baixada Santista. Desde o século 19, com a construção do maior porto exportador de café do mundo, Santos se tornou um ponto de passagem obrigatório para o grão que enamorou o Brasil e, claro, os estrangeiros. Não à toa, o Museu do Café é sediado em um edifício histórico que já foi, no passado, a Bolsa Oficial de Café da cidade – uma lembrança marcante da influência do setor na vida local.

O Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, é relativamente novo. Criação da Organização Internacional do Café em 2015, reforça a ligação de inovação e tradição que a bebida exerce na região. E, nos últimos anos, esse vínculo só ficou mais forte: cada vez mais cafeterias abrem as portas na cidade, e movimentos de valorização dos cafés especiais conquistam espaço, explorando sabores, processos e origens que vão muito além do cafezinho do dia a dia.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, Centro.

Avatar
Texto por

Contato