Ajude a plantar mais árvores em Santos neste programa de voluntariado
Quer participar de uma revolução ambiental em Santos? Já se perguntou por que a gente não tem mais árvores em Santos?
Se você tem mais de 18 anos, energia para mudar o mundo e um amor incondicional pela natureza, chegou sua hora. O Programa Amigos do Verde está em busca de voluntários para engajar a população na missão de cuidar da vegetação e expandir a cobertura verde da cidade.
As inscrições vão de 10 a 17 de março de 2025.
Os novos recrutas terão uma agenda importante, que inclui:
- Plantio de árvores em locais estratégicos
- Capacitação em práticas sustentáveis
- Ações de conscientização junto à população
- Transformação verde de Santos, bairro por bairro
Mais árvores em Santos
Quem participa recebe um treinamento sobre técnicas de reciclagem, manejo correto de vegetação e estratégias de educação ambiental. Ou seja, é uma ótima chance de colocar em prática a ideia de um território mais verde. Desde o início deste ano de 2025, os cerca de 40 voluntários atuais se organizam para a criação de mudas e plantio de árvores no Parque dos Mangues, no Santa Maria e Chico de Paula. Encerrada a ação no parque, vão se dedicar ao manejo da vegetação nos bairros da Cidade.
“As pessoas precisam tomar consciência de que estamos em um momento crítico com relação à sustentabilidade no mundo. O nosso trabalho é fazer o plantio, a manutenção, preservar, mas, especialmente, orientar as pessoas a não arrancarem árvores ou agirem de forma irresponsável com o meio ambiente”, conta Maria de Lourdes Ribeiro Vallim, voluntária do projeto.
Nas abordagens aos munícipes, a meta é incentivar para o cuidado, detalhando as vantagens da arborização.
“A gente explica às pessoas que as árvores não vão prejudicar a calçada, pois as espécies escolhidas possuem raízes profundas e, muitas delas, são frutíferas, atraindo pássaros. Além disso, que as árvores são aliadas no controle do aquecimento do clima, trazendo sombra e ar fresco”.
Faça sua inscrição aqui
O ponto de encontro é a EcoFábrica da Zona Noroeste. As ações acontecem às terças e quintas-feiras, em dois períodos: das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. E a primeira delas já está confirmada: será no bairro José Menino.
E, para mais informações, entre em contato com a Ouvidoria Municipal nos telefones 162 ou (13) 3213-7348, de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30.
Você também pode ir até a Ouvidoria presencialmente no Paço Municipal (Praça Mauá, sn), Centro.