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Adeus, tarifa: pedestres vão cruzar Santos e Guarujá sem pagar a partir de 2026

Projeto promete aliviar o bolso de quem vai e vem entre as duas cidades

Tempo de leitura: 2 minutos

A gratuidade na travessia Santos-Guarujá finalmente vai sair do papel. Se tudo seguir o cronograma, os pedestres poderão atravessar entre as duas cidades sem gastar um centavo a partir do segundo semestre de 2026. Ou seja, vai dar para guardar o troco para o café! Hoje, apenas os ciclistas têm esse benefício.

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Foto: SEMIL

Quando começa essa boa notícia?

Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), a isenção para pedestres começa depois da concessão do serviço pela Parceria Público-Privada (PPP) das travessias litorâneas, marcada para 13 de novembro de 2025.

A previsão é que a gratuidade tenha início no fim do período de transição para a nova concessionária.

Atualmente, o sistema está sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL).

A tarifa para pedestres custa R$ 3,10. Valor que pode parecer pequeno, mas que faz diferença para quem vai e volta entre os dois municípios todos os dias. 

O que muda na travessia Santos-Guarujá

A PPP promete investimentos de R$ 2,53 bilhões para modernizar 14 linhas de balsas em todo o Estado.

Na travessia entre Santos e Guarujá, os terminais vão receber cara nova: calçamento renovado, cobertura nos acessos, embarcações mais modernas e maior capacidade para pedestres e veículos. Além disso, a frequência das viagens deve aumentar, reduzindo aquelas filas intermináveis que todo mundo conhece.

Mais conforto, sustentabilidade e… ar fresco

Outro destaque da concessão é a renovação da frota com embarcações elétricas. Ou seja, menos barulho, menos poluição e mais conforto para quem atravessa o canal. As empresas interessadas em assumir a gestão têm até 10 de novembro de 2025 para apresentar propostas.

O leilão acontece três dias depois e, claro, vence quem oferecer o maior desconto sobre a contrapartida pública anual, avaliada em R$ 413 milhões.

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Vitor Fagundes
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