Adeus, JB: uma homenagem ao cronista da vida social de Santos
A comunicação em Santos perdeu uma de suas maiores vozes. João Bernardo Simões, o JB, faleceu repentinamente na madrugada de segunda-feira (9 de dezembro de 2024) em casa. Ele tinha 64 anos.
Foto: Facebook/JB Simões
JB foi um verdadeiro pioneiro da televisão regional
Diferentemente de o que muita gente pensa, a carreira de JB não se resume ao colunismo social. Ele ajudou a construir a identidade de toda uma região ao dar visibilidade para inúmeras entidades sociais e de classe. Também contribuiu com o desenvolvimento econômico ao incentivar negócios locais – algo bem parecido com a nossa visão no grupo Juicyhub.
Pois é, se não fosse por JB, nós não estaríamos aqui.
E não estávamos preparadas para esta despedida de alguém que foi, ao mesmo tempo, uma inspiração, um incentivador e um amigo de todos os nossos projetos.
A história e o legado de JB na vida social de Santos e região
João Bernardo começou a trajetória em 1987 no jornal impresso, mais especificamente no Boqueirão News.
Dez anos mais tarde, em 1997, levou o formato para a Santa Cecília TV – sempre com uma visão inovadora que valorizava os lugares, as causas e as pessoas.
Segundo o Santa Portal, foram 27 anos de exibição ininterruptos de Programa JB na grade da emissora regional. Ao longo desse tempo, ele registrou o cotidiano social da cidade como poucos, em incontáveis registros.
Seu sorriso inconfundível era presença garantida nas festas, nas ruas e em todas as movimentações que aconteciam por aqui.
Histórias, nossas histórias
Com mais de 19 mil inscritos, o canal do YouTube do Programa JB é uma verdadeira joia para quem quer entender quem é quem na memória recente da cidade.
De empresas do porto a casas noturnas, do carnaval de rua às solenidades na câmara, das entidades filantrópicas aos atos políticos, o apresentador estava sempre presente com sua equipe, Ao conversar com os entrevistados, ele falava ao mesmo tempo com o público em casa. É difícil explicar essa habilidade de Jõao. Quem o assistia se sentia tão próximo quanto se estivesse ali com o microfone.
Sensível e apaixonado por cultura, JB sempre teve um estilo leve de se fazer presente na tela. Mas uma coisa podemos afirmar: ele jamais abriu mão da responsabilidade e do compromisso com a informação.
Perder uma referência e uma inspiração em uma segunda-feira foi um choque para o time do Juicy Santos e do Juicyhub.
JB foi um parceiro importante do Juicybazar, um dos nossos primeiros projetos de impacto social. E mais: uma das primeiras pessoas a conhecer e gravar no Juicyhub, em 2021. Praticamente “estreamos” para o mundo na tela do Programa JB.
O adeus repentino a JB nos enluta ao mesmo tempo que nos lembra de sua vontade imensa de viver e ser o narrador de pessoas e lugares que tanto amamos.