Clique aqui e confira também nosso tema da semana

5 anos de Feito em Santos: como o projeto mudou a economia criativa na cidade

Tempo de leitura: 5 minutos

Foi durante a pandemia, em um dos momentos mais críticos da história recente, que Santos ganhou uma iniciativa que transformou a vida de milhares de santistas e suas famílias por meio da economia criativa. Se, até então, o conceito parecia distante e até um pouco intangível para a maior parte da população da cidade, que talvez não se visse como parte integrante desse mercado, o Feito em Santos tornou real o efeito social e econômico que a criatividade pode exercer em um território. E, agora, Santos celebra os 5 anos de Feito em Santos com números impressionantes e um evento especial.

Em cinco anos, o programa já realizou mais de 150 feiras, impactou 6 mil empreendedores com oportunidades de venda e capacitação e movimentou cerca de R$ 4 milhões – números que mostram como a criatividade virou motor econômico.

O Feito em Santos não apenas promove o empreendedorismo, mas também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU, especialmente nas áreas de trabalho decente e crescimento econômico, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis.

www.juicysantos.com.br - 5 anos de feito em santos

O que é o programa Feito em Santos?

De perfil no Instagram a uma política pública importante, o Feito em Santos revolucionou o empreendedorismo local e ajudou a diversificar as receitas da cidade.

Nascido em maio de 2020 como uma rede de apoio a artesãos e pequenos negócios durante o isolamento social, o Feito em Santos começou com um simples perfil no Instagram e hoje virou exemplo nacional por seu modelo de economia criativa.

O Feito em Santos foi um dos motivos pelos quais a cidade viu um crescimento de 200% em microempresas nos últimos 10 anos. E a população começou a enxergar e experienciar essa diversidade que transforma o cotidiano de quem vive aqui.

Santos despontou como polo de criatividade e empreendedorismo cultural. Estamos entre os poucos municípios brasileiros reconhecidos pela Unesco por conta da atuação em economia criativa”, diz Selley Storino, secretária de Comunicação e Economia Criativa, que coordena o Feito em Santos. 

www.juicysantos.com.br - 5 anos de feito em santos

Além de eventos proprietários, o projeto inclui a Casa do Artesão, no Centro Histórico, que já formou 600 alunos em mais de 30 cursos gratuitos. Esse espaço em um casarão histórico (a Casa do Trem Bélico) não apenas oferece treinamentos para desenvolver habilidades dos participantes, mas também serve como local de exposição para os produtos de empreendedores locais. A Loja Colaborativa Feito em Santos é um ponto de venda rotativo para os artesãos da região.

www.juicysantos.com.br - 5 anos de feito em santos

As feiras fixas também fazem parte do ecossistema Feito em Santos. A FeirArte, primeira feira de rua criativa do Brasil, acontece aos sábados na orla do Boqueirão (próximo à Av. Conselheiro Nébias) e aos domingos na Praça Caio Ribeiro (Em frente ao Sesc), das 16 às 22 horas. Já no Centro Histórico, a feira Feito em Santos Valongo funciona aos fins de semana, na Estação do Valongo, entre às 11 e 18 horas.

Além disso, há o Programa de Aceleração de Negócios Criativos, em parceria com Sebrae e a ESAMC e o Primeiros Passos, voltado para quem está começando no empreendedorismo.

5 anos de Feito em Santos e uma feira especial

Em maio, o Feito em Santos celebra seu aniversário de 5 anos com uma feira criativa especial no Centro Histórico. De sexta-feira a domingo (23 a 25 de maio), das 11 às 18 horas, a Casa da Frontaria Azulejada recebe mais de 40 expositores de artesanato, moda, gastronomia e arte.

www.juicysantos.com.br - 5 anos de feito em santos

Além disso, vão rolar atividades culturais, música ao vivo e oficinas para todas as idades.

Além de apoiar quem faz com as próprias mãos, o evento é uma chance de descobrir peças únicas – de kokedamas sustentáveis a semijoias inspiradas na cultura afro-brasileira – e curtir programação cultural gratuita em um dos cenários mais charmosos do Centro Histórico.

Veja a programação da feira Feito em Santos

Sexta-feira (23 de maio)

  • Feira Criativa – 11h às 18h
  • 11h – Recepção com o Grupo Hora de Brincar
  • 11h – Abertura oficial e cerimônia de comemoração dos 5 anos do Feito em Santos
  • 12h às 14h – Show com João Romualdo
  • 14h às 18h – Som ambiente com DJ

Sábado (24 de maio)

  • Feira Criativa – 11h às 18h
  • 13h30 às 15h – Contação de histórias com Carol Porto
  • 15h às 16h – Oficina infantil com Cristina Atanes (Ateliê Mamães)
  • 15h30 às 17h – Show com Lucas Degaspari
  • 17h às 18h – Som ambiente com DJ

Domingo (25 de maio)

  • Feira Criativa – 11h às 18h
  • 11h às 12h30 – Contação de histórias com Carol Porto
  • 12h30 às 13h30 – Oficina infantil com Cristina Atanes
  • 13h às 15h – Show com João Romualdo
  • 15h às 17h – Show com Ton Cremon
  • 17h às 18h – Som ambiente com DJ

A Casa da Frontaria Azulejada fica na Rua do Comércio, 92, Centro.

Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.