4 cursos gratuitos para empreendedoras de Santos na Casa da Mulher
É pra quem quer começar do zero ou fazer o negócio crescer com estratégia e confiança
Mulheres empreendedoras, esse recado vai pra você que quer começar um novo negócio ou então escalar aquele que já está rodando, mas precisa de uma ajudinha pra crescer.
Não importa o desafio: vender mais, chamar atenção nas redes sociais ou entender se o preço que você cobra está de fato valendo a pena. Isso dá pra aprender – e o caminho é mais fácil do que você imagina.
A Casa da Mulher está abrindo inscrições para 160 vagas em cursos gratuitos de empreendedorismo feminino.

Cada vez mais, santistas criam suas próprias formas de gerar renda. E esse grupo precisa de ferramentas práticas para aumentar sua independência financeira ou aprimorar seu negócio.
Uma pesquisa recente do Sebrae mostra que, no Brasil, 34% dos empreendedores são mulheres, com destaque para a atuação delas em micro e pequenas empresas. Na Baixada Santista, a tendência acompanha o cenário nacional, e a participação feminina cresceu 40% nos últimos cinco anos.
Apesar disso, há, ainda, obstáculos como a dificuldades em acessar crédito até enfrentar o famoso “turbilhão” do dia a dia do negócio.
Empreender é coisa de mulher
Os cursos, que começam em 22 de junho, resultam de uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Sebrae e Associação Comercial de Santos.
No total, são quatro capacitações pensadas especialmente para quem mora em Santos, tem mais de 18 anos e está pronta para dar o próximo passos:
- Faça fácil: vídeos que vendem no TikTok – 22 de junho, das 13h às 15h – Dicas práticas para quem quer usar o TikTok como vitrine. A ideia é ajudar as participantes a criarem vídeos atrativos, surfar nas tendências e transformar seguidores em clientes.
- Faça o preço certo e não perca dinheiro – 23 de junho, das 9h30 às 13h30 – Como calcular custos, entender despesas e formar o preço ideal para não sair no prejuízo. Essencial para manter o negócio saudável.
- Faça suas vendas decolarem – 25 de junho, das 13h às 17h – Foco em estratégias de relacionamento com o cliente, técnicas para aumentar faturamento e ações comerciais que podem realmente fazer diferença no bolso.
- Seja uma empreendedora com atitudes certeiras – 26 de junho, das 9h30 às 13h30 – Uma imersão nas competências comportamentais, como liderança, iniciativa, planejamento e tomada de decisão – tudo para fortalecer o perfil empreendedor.
Clique no link de cada curso para se inscrever através da plataforma do SEBRAE-SP.
E vale o aviso: as inscrições serão preenchidas por ordem de chegada, ou seja, quem deixar para a última hora corre o risco de ficar de fora.