Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Eleições 2012: o seu candidato acredita no poder da rede?

Faltam 5 dias para as eleições. Você já sabe em quem vai votar?

Aqui está um balanço da campanha e da participação dos candidatos à Prefeitura de Santos aqui no blog.

candidato políticoFoto excelente daqui

No fim de julho, entramos em contato com os 9 candidatos (e suas assessorias) por e-mail e via Facebook para que eles enviassem um texto de até 4 mil caracteres com suas propostas e ideias para a cidade, uma foto e um link, que seriam divulgados no Juicy Santos por ordem de chegada.

Pela característica tipicamente digital de um veículo como um blog, não poderia ser diferente.

Alguns dias depois, publicamos um post com os nomes e os respectivos partidos: Candidatos à Prefeitura de Santos em 2012

Os candidatos/assessores receberam outros 3 contatos nossos até o último, que ocorreu no início de setembro. Este dava como prazo o dia 20/9 para o envio do post.

Achamos importante mostrar pra quem lê o blog quem foram os candidatos que responderam e aqueles que ignoraram nossa solicitação.

Quem participou (por ordem de envio do material):

Eneida Koury
Beto Mansur
Fábio Nunes (Prof. Fabião)
Paulo Alexandre Barbosa

Quem não participou:

Telma de Souza – falamos com sua assessoria, que prometeu mas não enviou o material
Sérgio Aquino – também fomos contatadas por uma assessora do candidato, dizendo que daria um retorno, que nunca chegou
Nelson Rodrigues – o próprio candidato nos contatou no Facebook logo após o primeiro e-mail, disse que iria mandar o material, mas nada
Luiz Xavier – tentamos inúmeros contatos pelo Facebook e pelo e-mail do PSTU, mas nunca tivemos retorno
Jama – respondeu nosso primeiro e-mail louvando a iniciativa do blog de abrir o espaço para divulgação dos candidatos, disse que mandaria o texto em breve, o que não aconteceu. Os contatos seguintes foram ignorados.

A participação ou não de um candidato aqui no espaço livre cedido pelo blog não pode nem deve condicionar seu voto. No entanto, vale a pena pensar sobre o tipo de pessoa que vai governar a cidade nos próximos 4 anos.

Sim, existem inúmeros outros compromissos e atribuições que um prefeito assume quando entra no cargo. Responder ou não um e-mail de um blog não faz do candidato apto para a função. Mas lembre-se de quantas vezes eles apareceram na grande mídia fazendo campanha.

Aqueles que, em pleno 2012, ainda subestimam o poder da web e das pessoas que se reúnem em torno dela talvez não sejam as melhores opções.