Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Candidatos à Prefeitura de Santos em 2016: Paulo Schiff

Neste mês de setembro, o Juicy Santos abre espaço para os 8 candidatos à Prefeitura de Santos em 2016 mostrarem suas ideias para os eleitores santistas.

Enviamos mensagens via Facebook para todos eles no dia 5 de setembro disponibilizando nosso espaço Envie Seu Post para essa finalidade.

Serão publicados aqui um a um, na ordem de chegada, com tamanho máximo de 4.000 caracteres.

O segundo da série é Paulo Schiff (PDT).

Sugestões para você

Leia abaixo o texto enviado pelo candidato:

www.juicysantos.com.br - candidatos à prefeitura de santos 2016

Com uma população estimada em 433 mil pessoas, a Santos da propaganda oficial ostenta títulos de uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.

Mas de quais das Santos estamos falando? A Santos da Orla e de seus bairros que pouco necessitam do Poder Público ou a Santos periférica, onde a manutenção, a zeladoria são precárias e os serviços públicos são falhos e pouco chegam. Este é o retrato real de uma cidade ‘governada’ há 20 anos pelo mesmo grupo.

A construção de uma cidade para todos os seus moradores começa com a ampliação e o fortalecimento dos instrumentos de participação para definição dos rumos do Governo Municipal. Mais que o Orçamento Participativo, vamos implantar o Planejamento Participativo, utilizando inclusive ferramentas que a tecnologia proporciona, como canais nas redes sociais e aplicativos para fomentar o debate.

A aplicação dos recursos públicos terá como prioridade as áreas mais vulneráveis da cidade.

E a tolerância zero com o desperdício do dinheiro que sai do bolso de cada um de nós.

Desde o primeiro dia, vamos cortar gastos desnecessários, reduzindo cargos de confiança, acabando com aditamentos em contratos de obras e serviços, fazendo um pente-fino para apurar possíveis desvios e superfaturamentos. É possível economizar até R$ 150 milhões!

Saúde, Educação e Segurança

Uma cidade saudável pode e deve ser identificada por vários aspectos. Um deles é, sem dúvida, o Sistema Público de Saúde. Mais que prédios reformados, precisamos de eficiência na gestão. A principal prioridade no setor é reorganizar a rede assistência, valorizando a atenção básica e a ampliação das equipes de saúde da família, bem como melhorar a oferta de exames e consultas com especialistas.

Mas não é só por meio do sistema público de saúde que se constrói uma cidade saudável. Isto se dá também pelo incentivo a hábitos de vida saudável. Numa ação transversal, vamos garantir qualidade à rede de ciclovias/ciclofaixas e implantar bicicletários.

Mobilidade, saúde, meio ambiente, esporte numa só iniciativa.

Vamos tirar do papel importantes obras, como a da entrada da cidade, a Santos Novos Tempos, o túnel Zona Leste – Zona Noroeste e a ligação seca Santos – Guarujá. De imediato, nosso compromisso é com a gratuidade para pessoas a partir dos 60 anos no transporte coletivo. E garantir acessibilidade: sinal sonoro em 100% dos semáforos, piso tátil em todas as calçadas externas e internas de prédios públicos e rampas dentro dos padrões da ABNT nas esquinas da cidade.

O cuidar da Segurança Pública também é parte de uma cidade saudável. Nesse sentido, vamos fortalecer e valorizar a Guarda Municipal, dobrando o contingente e a frota de viaturas. A quantidade de câmeras de vigilância também será ampliada em 100%. Hoje, são apenas 500 unidades para 1.500 ruas, avenidas e praças.

Outra ação será intensificar a parceria com as policiais Civil, Militar e Federal. E melhorar a iluminação e a ocupação dos espaços públicos. Locais escuros e abandonados contribuem com a criminalidade.

O futuro de Santos

O futuro a gente começa a construir agora. Por isso, cabem as perguntas: que futuro queremos pra nossa cidade?

Qual é a Santos que queremos quando o município completar 500 anos, a ‘Santos+30’? Para construção dessa cidade de 2046, um ponto crucial é o investimento em Educação.

Temos que avançar no processo de implantação da escola em tempo integral. Num período, o ensino regular. No outro, esportes, lazer e artes. Além disso, precisamos de uma geração bilíngue, com domínio do Português e de outro idioma, que pode ser inglês, espanhol…

A Santos do futuro precisa gerar empregos desde já. Para isso, em parceria com a rede hoteleira, operadoras de turismo e bares/restaurantes, vamos tornar Santos a capital brasileira do turismo de negócios. E valorizar a Economia Solidária, os MEIs (micro empreendedores individuais), as micro e pequenas empresas locais. Na outra ponta, consolidar a cidade como produtora de conhecimento e inovações, em conjunto com universidades públicas e privadas.

Perfil

Paulo Schiff (Santos de Verdade) é jornalista e engenheiro. Candidato a prefeito de Santos pela Coligação ‘Queremos Santos de Verdade’, formada pelo PDT e a Rede Sustentabilidade.