Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Candidatos à Prefeitura de Santos em 2016: Paulo Alexandre Barbosa

Neste mês de setembro, o Juicy Santos abre espaço para os 8 candidatos à Prefeitura de Santos em 2016 mostrarem suas ideias para os eleitores santistas.

Enviamos mensagens via Facebook para todos eles no dia 5 de setembro disponibilizando nosso espaço Envie Seu Post para essa finalidade.

Serão publicados aqui um a um, na ordem de chegada, com tamanho máximo de 4.000 caracteres.

O terceiro da série é Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Leia abaixo o texto enviado pelo candidato:

www.juicysantos.com.br - candidatos a prefeitura de santos 2016 paulo alexandre

Em 2012, os santistas me escolheram para ser prefeito, quando obtive 144.827 votos. Na minha carreira política, fui deputado estadual duas vezes e secretário de Estado de duas áreas importantes. Porém, aos 33 anos, receber a confiança da maioria da população para comandar a prefeitura foi, sem dúvida, a maior honra da minha vida.

Meu pai, Paulo Gomes Barbosa, é minha maior inspiração. Filho de coletor de lixo, ficou órfão aos 9 anos, tendo que trabalhar como engraxate pra ajudar no sustento da família. Depois de trabalhar no setor de café, também teve a honra de comandar a Cidade. Herdei o amor incondicional que ele tinha por Santos e a crença de que, com humildade, respeito às origens, trabalho e fé em Deus, podemos construir um mundo melhor.

Diante de uma das piores crises econômicas e políticas no Brasil, administrar um município é uma missão desafiadora. Porém, sou um entusiasta e acredito que, com trabalho e criatividade, é possível driblar as adversidades e obter resultados positivos na gestão pública.

Conseguimos avançar em muitas áreas. Na Saúde, concluímos a obra de reforma e ampliação do Complexo Hospitalar dos Estivadores. Em menos de 60 dias, sob a gestão do respeitado Instituto Oswaldo Cruz, abriremos as portas com atendimento de qualidade para a população. Agora, a luta é garantir recursos do Governo Federal para o custeio da unidade.

Inauguramos uma nova UPA Central e entregamos 8 novas policlínicas, com investimentos de R$ 23 milhões e a garantia de melhor atendimento aos munícipes e melhor condição de trabalho para os funcionários. Em pesquisa de opinião, as unidades básicas foram aprovadas por 99,5% dos usuários. Pretendemos manter esse padrão de qualidade nas reformas e implantação de outros equipamentos.

Em 2015, a queda da mortalidade infantil atingiu recorde histórico, com taxa de 10,4 por 1000 nascidos vivos, graças a iniciativas como o Mãe Santista, que atendeu 7 mil mulheres, distribuiu 3,6 mil bolsas de maternidade e realizou 73 mil exames. Vamos baixar ainda mais esse índice ao reforçar esse programa.

A educação é outra grande prioridade. Aplicamos R$ 26 milhões em reformas e construção de três novas escolas (São Jorge, Marapé e Embaré), que significam a ampliação de vagas nas creches. E, para garantir que as nossas crianças permaneçam na escola, investimos em programas como Coordenadores de Pais e Justiça Restaurativa. Em 2012, o índice de evasão era de 1,29% e, em 2015, baixou para 0,86%.

A segurança também está sendo trabalhada em nossa gestão com aumento no número das câmeras de monitoramento, reforço na Guarda Municipal e as obras do centro de controle operacional, que vamos entregar em 2017.

Iniciamos as obras da entrada da Cidade, tiramos o VLT do papel e, com mais corredores de ônibus, ciclovias e estações do Bike Santos, incentivamos a retirada de carros nas ruas. Vamos continuar investindo para melhorar a mobilidade com o avanço das obras no acesso ao Município e a ampliação do sistema de semáforos inteligentes. Também criamos uma comissão para discutir a questão do taxi e do Uber.

Cuidar das pessoas é, com certeza, o nosso maior compromisso. Logo no começo do governo, mapeamos as regiões mais vulneráveis para trabalharmos focados no atendimento dos que mais necessitam do poder público.

A alimentação é um dos itens que mais impactam no custo de vida das pessoas mais pobres. A comida consome até 75% da renda dessas pessoas. Por isso, entregamos nesse ano o Bom Prato dos Morros, terceiro restaurante popular da Cidade, e já iniciamos a construção do quarto, no Dique da Vila Gilda.

Implantamos o Centro de Convivência no Morro Santa Maria, inauguramos centros de assistência social no Estuário e Zona Noroeste, e criamos as Vilas Criativas, que oferecem qualificação e oportunidades de trabalho e renda.

Por tudo isso, sinto orgulho das conquistas desse primeiro mandato, mas, com humildade, peço aos santistas uma oportunidade de seguir com o trabalho para que a nossa Santos continue avançando.

Site oficial: Paulo Alexandre Barbosa