Texto porLuiz Gomes Otero
TAGs

Quando a união faz a diferença na música

Quando os talentos se encontram e deixam os egos de lado, sempre acabam produzindo algo que ficará marcado pra sempre.

Na música, a união de forças sempre fez a diferença.

Quando os talentos se encontram e deixam os egos de lado, sempre acabam produzindo algo que ficará marcado por décadas e mais décadas, sem perder a sua essência.

Vamos aqui relembrar alguns momentos em que essa tese se comprovou na prática.

Cream-Live-1966

Cream

Um super power trio fundado nos anos 60. Eric Clapton já era um guitarrista consagrado pelas passagens nas bandas Yardbirds e nos Bluesbreakers de John Mayall. Jack Bruce no baixo e Ginger Baker na bateria também eram músicos conhecidos no Reino Unido.

Assim, estava criado um dos primeiros supergrupos do rock, que produziu discos essenciais para o gênero. O trio durou até o final dos anos 60 e voltou para uma turnê de reunião em 2005, nos Estados Unidos e na Inglaterra.

fe958e61-e54e-450d-b204-7fa747a82f8b

Blind Faith

Depois da dissolução do Cream, Ginger Baker e Eric Clapton se uniram a Steve Winwood  e Ric Grech para fundar o Blind Faith. A banda lançou apenas um disco, mas deixou marcas como um dos primeiros supergrupos da história do rock.

maxresdefault

Queen & David Bowie

A banda britânica Queen estava em seu auge no início dos anos 1980, quando resolveu se unir ao veterano astro do rock David Bowie. Under Pressure foi lançada em single e logo se tornou um dos maiores hits da década (na verdade, da música de forma geral), com um dueto antológico de Freddie Mercury e o camaleão do rock nos vocais.

Fico imaginando o que eles teriam aprontado se tivessem tido a chance de produzir e gravar mais canções juntos.

maxresdefault (1)

Paul McCartney e Stevie Wonder

O ex-beatle contou com a participação do astro da música soul, Stevie Wonder, em duas faixas do álbum Tug Of War. Uma delas foi a antológica Ebony And Ivory, hino com mensagem contra o preconceito racial, que hoje está mais atual do que nunca.

3ba453ec8b1b9c07a516889aabd6cf26

Paul McCartney e Michael Jackson

N0 seu álbum de 1983, o Pipes Of Peace, Paul McCartney gravou duas faixas com o Rei do Pop, Michael Jackson. Ele já havia feito um dueto com Michael, na canção The Girl Is Mine (do álbum Thriller). Mas foi com o espetacular hit Say Say Say que os dois acertaram em cheio as rádios naquele ano.

o-BAND-AID-facebook

Band Aid

O projeto surgiu em 1984, como resultado da união de músicos britânicos e irlandeses liderados  por Bob Geldof e Midge Ure, com o objetivo de arrecadar recursos em prol dos famintos da Etiópia.

O grupo Band Aid gravou o single Do They Know It´s Christmas? na época do Natal. O compacto figurou em primeiro lugar dentre os mais vendidos neste e nos dois lançamentos seguintes.

fb3fee8dd1b24c85b674c1a0d95a3fcd

USA for Africa

Depois do Reino Unido, foi a vez dos músicos americanos se unirem em 1985 para gravar uma canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, também com o intuito de ajudar os países da África.

Sob a batuta de Quincy Jones, o hit We Are The World viralizou em todas as rádios naquela década com um time de astros para ninguém botar defeito.