Texto porLuiz Gomes Otero

Deixem a caravana do Chico Buarque em paz

Por mais que esteja envolvido em polêmicas, muitas delas relacionadas a política, Chico Buarque sempre será aquele autor de canções que marcam uma época. Ou o artista que simplesmente confirma a sua genialidade em um novo disco.

As Caravanas, seu trabalho mais recente, é uma prova disso.

Chico Buarque

Seis anos após o último disco de estúdio, Chico Buarque decidiu lançar Caravanas com sete canções inéditas e duas também de sua autoria, mas gravadas anteriormente apenas em discos alheios.

Neste novo trabalho, ele reafirma o seu talento para o lirismo e a poesia.Luiz Claudio Ramos assina os arranjos e a produção musical. A produção é de Vinicius França.

Leia também
A vez em que Chico Buarque foi preso em Santos

Credito: Rodrigo Assad/Divulgacao. Clipe do cantor, Chico Buarque Cristóvão ao piano, Jorge Helder no baixo.

As parcerias funcionam perfeitamente nesse disco, como em Tua Cantiga, com melodia de Cristóvão Bastos, que foi seu parceiro em Todo Sentimento.

Outro mestre, Edu Lobo, contribui com seu talento na canção A Moça do Sonho. E o neto de Chico Buarque, Chico Brown (filho de Carlinhos Brown), foi seu parceiro em Massarandupió, por sinal, um dos melhores momentos do disco.

chico4

As canções estão um pouco mais complexas, cheias de harmonias difíceis, mas sempre com um pé na bossa nova, uma fonte de inspiração permanente em seu trabalho desde os anos 60.

Ele volta a brincar com o blues na singela Blues Pra Bia, tocada inicialmente com o seu inseparável violão, para depois entrar com um arranjo irresistível com metais e o piano.

Dueto, uma das canções mais bonitas de seu repertório como compositor, foi regravada neste disco. E nessa faixa ele divide os vocais com Clara Buarque, sua neta, que se mostra totalmente à vontade para entoar os versos do avô coruja.

chico1

Se o trabalho não chega aos pés de obras-primas como Construção ou Roda Viva, o álbum cumpre muito bem o seu papel de mostrar que o músico e compositor continua mais vivo do que nunca – com sua voz chinfrim e uma genialidade ímpar. Por isso, esqueçam qualquer tipo de polêmica e deixem a Caravana do Chico em paz. Vale a pena conferir esse seu novo trabalho.