17/03/2017 Por Victória Silva Esportes

Como é uma aula de Krav Maga?

Confesso, eu nunca tinha ouvido falar Krav Maga até fazer um post aqui no Juicy Santos.

A matéria falava sobre uma aula de defesa pessoas para mulheres, em homenagem ao dia 8 de março. Fiz e segui com a vida. Eis que a pauta ressurgiu esse ano e a Flávia Saad (minha editora) sugeriu que eu fosse participar do evento.

Imagine a cena: domingo de manhã, termômetros da praia marcando 1000°C e eu vestida com calça legging e camiseta.

Pisei no tatame do Centro Cultural Israelita pouco animada.

Sai de lá decida a largar a academia e ir fazer alguma arte marcial.

Krav Maga (1)

O Krav Maga

Trata-se de uma técnica israelita de combate corpo a corpo. Envolve movimentos de luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas, agarramentos e golpes.

A aula teve como foco as situações que podem acontecer no dia a dia de uma mulher, como agressões nas ruas e tentativas de abuso, por exemplo. Por isso, os golpes ensinados foram voltados para as áreas de sensibilidade do agressor e pensados para possíveis abordagens.

Krav Maga (5)

Das 10 às 14 horas aulas, uma sala LOTADA de mulheres de TODAS as idades aprendeu movimentos para se livrar de um estrangulamento, parar um empurrão ou sair de um encurralamento na parede, além de outras simulações.

Os movimentos eram ensinados, as participantes treinavam individualmente e depois, em dupla, de uma maneira mais similar à situação real.

Em resumo: no fim do dia, todas se conheciam e o clima, que já estava descontraído desde o início, era de uma turma de amigas.

Krav Maga (4)

Durante a aula, conversei com algumas alunas lá do Centro Cultural e foi unanimidade: todas se sentem mais seguras depois de terem começado a frequentar as aulas. Ouvi relatos de meninas que passaram a prestar mais atenção no ambiente em que estão e uma delas quebrou uma fechadura com um chute!

Vai lá

Quer praticar Krav Maga em Santos? As aulas acontecem no Centro Cultural Israelita, com horários variados. Segunda e quarta-feira tem turma das 19 às 20 horas e terças e quintas-feira, das 18 às 22 horas.

Onde: Av. Conselheiro Nébias, 254, Vila Mathias. Mais informações lá no Facebook.

Imagens: Sandro Lopes