Clique aqui e confira também nosso tema da semana

20ª Mostra Cultural do Maracatu Quiloa

20ª Mostra Cultural do Maracatu Quiloa

Quando

11 fevereiro 25 - 16 fevereiro 25    
Dia inteiro

Onde

Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136, Santos

Quanto

R$ 0

De 11 a 16 de fevereiro de 2025, o Maracatu Quiloa realiza sua 20ª Mostra Cultural, com o tema ‘Tempo / Ara Ymã, Ara Pyau!’. O evento promove uma reflexão sobre o tempo nas filosofias africanas e indígenas, abordando sua dimensão cultural e espiritual. Com apresentações culturais, rodas de conversa e oficinas sobre temas como combate ao racismo e valorização da ancestralidade, a mostra destaca a importância das culturas afroindígenas.

A programação inclui o cortejo do Maracatu Nação Kambinda, a celebração dos 50 anos do Teatro Popular Solano Trindade, além de outras atividades no Sesc Santos e na Praça Mauá, com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos e apoio do Sesc Santos. O evento visa fortalecer as tradições e refletir sobre o tempo como uma força transformadora, conectando as gerações passadas com as atuais.

Programação completa

Terça-feira (11)
Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
20h: ‘Vivência de Teatro Popular Solano Trindade’

Quarta-feira (12)
Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
20h: ‘50 anos – Teatro Popular Solano Trindade / Maracatu Nação Kambinda’

Sugestões para você

Quinta-feira (13)
Polo Escola – E. E. João Octávio dos Santos – Largo do São Bento, s/n, Morro São Bento
9h: ‘Vivência de Maracatu’
Polo Municipal – Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) – Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
19h: ‘Gira de Saberes e Práticas Alimentares no Cuidado com a Saúde’
Danielle Miranda e Anderson Lucas
A roda de conversa abordará escolhas alimentares saudáveis ​​e conscientes, relacionando raça, território e cultura. Os mediadores discutiram a ancestralidade e a fitoterapia, destacando o papel das plantas medicinais na alimentação, no bem-estar e na conexão com a história. Será um espaço de aprendizado e troca, valorizando a ancestralidade e a fitoterapia como aliadas para uma vida equilibrada.

Sexta-feira (14)
Polo Escola – E.E. João Octávio dos Santos – Largo do São Bento, s/n, Morro do São Bento
9h: Oficina ‘Corpo, Movimento e Criação: Esculturas da Ancestralidade’
Mediação: Thaís Lima
A oficina conecta alunos do 6º ano ao Maracatu por meio da dança dos orixás e da criação de esculturas, explorando corpo, movimento e criatividade como formas de expressão. A atividade oferece uma experiência sensorial que integra ritmo, dança e artes manuais, estimulando a criatividade e aprofundando a conexão com os tambores, as danças e os elementos ancestrais. Polo Municipal – Centro de Cultura Patrícia Galvão: Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
18h: DJ Vittim
20h: Apresentação Encantarias do Maranhão
O show de Mestra Zezé Menezes de Yemanjá e seu filho, Henrique Menezes, apresenta músicas autorais de grandes clássicos da música tradicional.

Sábado (15)
Polo Municipal – Centro de Cultura Patrícia Galvão – Teatro Rosinha Mastrangelo – Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
14h: ‘Ervas: Saberes Ancestrais’
Mameto Matambelesá (Mãe Tânia), Kunhã Dju e Itamirim
Mediação: Vanessa Rego
Na roda de conversa, Mãe Tania, Kunhã Dju e Itamirim, lideranças espirituais da Aldeia Tabaçu Reko Ypy, discutem o poder das ervas nas práticas espirituais e de cura de suas culturas, desmistificando preconceitos e promovendo práticas antirracistas. Mediadas por Vanessa Rego, destacam a importância das plantas como elementos sagrados e aliados na saúde física e espiritual.

16h: Baque Coletivo
18h: DJ Carolis
18h20: Originárias Dje&IA
18h50: DJ Carolis
20h: Sérgio Pererê
O cantor e compositor, influenciado pelas raízes banto de Minas Gerais, mistura tradição e experimentação em sua música, destacando sonoridades afro-latinas e temas sobre ancestralidade e orixás. Já se apresentou no Brasil e internacionalmente, em países como Canadá, Espanha e Moçambique.

Domingo (16)
Polo Mauá – Praça Mauá – Centro Histórico de Santos
DJ Akula Hampton
Aldeia Tabaçu
20º Cortejo Maracatu Quiloa
DJ Vittim
Firma o Ponto



Luiza Carvalho
Texto por
TAGs