150 anos do Livro de Ouro
Um dos maiores tesouros documentais da história santista e nacional está em destaque no Centro Histórico. A Associação Comercial de Santos (ACS) celebra os 150 anos do Livro de Ouro com uma exposição especial. A mostra acontece até 30 de setembro no tradicional Salão de Mármore da sede da entidade, na Rua XV de Novembro, 137. A visitação é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O Livro de Ouro foi aberto em 1875, durante a visita do imperador Dom Pedro II. Ele deixou sua assinatura em três ocasiões distintas. Desde então, o volume passou a reunir marcas manuscritas de imperadores, presidentes da República, governadores de São Paulo e diplomatas. Além disso, também guarda registros de líderes estrangeiros ligados ao café e de personalidades da cultura, política, economia e esporte. Entre os nomes estão Juscelino Kubitschek, Dilma Rousseff, Washington Luís, Mário Covas e Geraldo Alckmin.
Na exposição, o público encontra painéis com reproduções das assinaturas, fotografias e informações sobre o contexto das visitas. Há ainda uma réplica do próprio Livro de Ouro. Assim, a mostra se torna uma oportunidade rara de revisitar a memória da cidade e, ao mesmo tempo, compreender a importância institucional da Associação Comercial de Santos ao longo de 150 anos.