Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Paratleta de Guarujá ganha medalha de ouro na bocha

Depois de Vinicius Carpov, mais um paratleta da Baixada Santista está brilhando país afora e trouxe medalha para casa.

Dessa vez, quem merece destaque é Daniel Hideki, guarujaense que no último sábado (17 de março) conquistou o ouro na Divisão de Acesso do Campeonato Paulista de Bocha. Com apenas 17 anos, o jovem venceu pela categoria BC1, que engloba paratletas com sequela de paralisia cerebral de grau médio a grave.

Com a conquista, ele poderá disputar pela elite estadual da modalidade.

Paratleta de Guarujá (1)Imagem: Divulgação

“Ele é um menino novo, tem apenas 17 anos, mas já foi convocado pela Seleção Brasileira no ano passado. Desde o começo, a gente já vê que ele vai ser um atleta de ponta”, ressaltou Moisés Fabrício, técnico do paraesportista na APBS.

Atualmente, Daniel compete pela Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS) e é beneficiário do programa Bolsa Atleta.

De acordo com seu técnico, essa é a segunda vez que Daniel disputa a 2ª divisão e já foi campeão. Nesta edição da competição, o atleta ganhou vários jogos por vantagens grandes como 15×0 e 18×0 – o que, de acordo com sua idade e a forma como jogou, é um baita resultado.

O próximo desafio do atleta de Guarujá será no segundo semestre deste ano pelos Jogos Regionais.

Bocha

Para quem não conhece, a bocha é uma modalidade que requer concentração, controle muscular e muita precisão. Desde 1984, esse esporte faz parte dos Jogos Paralímpicos.

Durante a competição, os jogadores são desafiados a lanças bolas (vermelhas ou azuis, normalmente) o mais próximo possível da bola branca.

A modalidade pode ser disputada individualmente, em duplas ou equipes.