Tratamento gratuito para parar de fumar em Santos
Insistir para que um fumante abandone o vício é bem comum entre amigos, família e médicos.
Mas infernizar a vida de quem fuma, falando do mal que o tabaco causa em seu organismo não é um método eficaz.
Basta lembrar que a própria embalagem do cigarro faz isso, mas o consumo continua.
O paciente precisa tomar essa decisão por si só, e só então pode contar com o apoio das pessoas que vivem ao seu redor e de profissionais qualificados. Afinal de contas, a nicotina provoca a mais feroz dependência entre todas as drogas.
Os moradores de Santos contam com um ótimo projeto gratuito na luta contra o cigarro. O Programa Municipal de Atenção Intensiva ao Tabagista tem como objetivo reduzir a incidência e prevalência de doenças relacionadas ao cigarro.
As equipes, espalhadas por 6 unidades de saudade, são compostas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.
São sete sessões, em três meses de tratamento, para grupos de até 15 pessoas. Inicialmente os encontros são semanais, passam a ser quinzenais e finaliza-se com um encontro mensal. Durante os 90 minutos, os participantes recebem manuais com temáticas para debate e reflexão.
Caso você se enquadre no perfil fumante que quer parar, ou conheça alguém assim, indique o programa. Os interessados devem procurar uma das unidades participantes com o cartão SUS. Após a realização do cadastro, uma triagem com a equipe é feita, a fim de conhecer o perfil do paciente e identificar o seu grau de dependência.
Quer parar de fumar? Então veja onde procurar ajuda:
Policlínica Embaré
Onde: Praça Coronel Fernandes Prestes, s/nº
Horário: Das 7h às 17h
Policlínica Gonzaga
Onde: Rua Assis Correa, 17
Horário: Das 7h às 17h
Policlínica Ponta da Praia
Onde: Praça José Rebouças, s/nº
Horário: Das 7h às 21h
Ambesp Centro
Onde: Avenida Conselheiro Nébias, 199
Horário: Das 7h às 17h
Ambesp Zona Noroeste
Onde: Rua Professor Luiz Gomes Cruz s/nº
Horário: Das 7h às 17h