Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Muito além do rádio: conheça a história da Motoradio em Santos

Isabela Dainesi cresceu entre rádios, baterias e comunicadores na casa onde seus pais iniciaram a Motoradio. Como acontece na maioria das empresas familiares, ela herdou deles o amor pela radiocomunicação. E parece que seu destino fez a conexão certa entre o coração e o rádio.

Desde 2021, a moça de cabelos longos e voz calma dirige a empresa que faz locação, venda, manutenção e projetos de comunicação por meio de rádios. O nome Motoradio virou referência na Baixada Santista por unir tecnologia, segurança e comunicação. Uma das maiores conquistas da marca é a obtenção do selo Platinum da Motorola Solutions – a única revenda com essa certificação na Baixada Santista.

Aos 29 anos e mãe de um bebê nascido em 2022, Isabela passou por faculdade, outros empregos, intercâmbio e pós-graduação antes de assumir a Motoradio e liderar um time de 13 pessoas, sendo metade delas mulheres.

E isso nos orgulha demais: contar a história de uma mulher jovem envolvida com tecnologia e inovação.

www.juicysantos.com.br - motoradio santos

País + conectado

A história da Motoradio começa em 1992, na telefonia rural e se mistura também com a evolução tecnológica do Brasil. Imagine que, nos anos 1990, muitos lugares nos confins do país tinham pouco ou nenhum acesso a comunicação rápida e eficaz. Com os radiocomunicadores, se tornou possível levar esse benefício para esses territórios. E foi exatamente enxergando esse potencial que a família de Isabela iniciou o negócio especializado em rádios para comunicação.

Parecia óbvio que, depois da popularização do celular, o rádio tivesse um fim doloroso. Mas não foi isso que aconteceu. Pelo contrário, ele está mais vivo do que nunca. Pensa só: como se comunicar hoje em locais remotos, sem sinal de telefone? Também não é um software ou um app como Whatsapp ou Telegram que resolve.

Estamos falando de shoppings, galpões, estádios, subsolos, hospitais, sets de filmes, eventos e até mesmo porões de navios! Nesses espaços, vale lembrar que a internet é limitada também.

Segundo Isabela, isso acontece não só por conta da longitude, mas também pelo chamado “embarreiramento”. São os obstáculos físicos que dificultam a comunicação entre as pessoas nessas operações. E, diferentemente do telefone, o rádiocomunicador não depende de sinal de celular. Ele funciona por meio de ondas de rádio, que podem viajar longas distâncias.

A resposta é simples: rádiocomunicador. Na floresta, no agro ou até em alto mar, tem lugares que só o rádio alcança.

www.juicysantos.com.br - motoradio santos

“É importante destacar que o rádio tem um papel fundamental em operações que chamados de ‘missão crítica’, em que as pessoas não podem ficar incomunicáveis ou em situação de perigo, como obras, operações policiais ou na indústria. No porto, por exemplo, quando o trabalho envolve granéis líquidos ou inflamáveis, não pode ter celular por perto, por perigo de explosões. É aí que entra o rádiocomunicador”, relata. 

Câmbio!

Por isso, na próxima vez em que você for a algum show ou passear no shopping, repare em o quanto o rádio está presente.

Atualmente, esse mercado está em expansão, graças a inovações tecnológicas em um cenário que muda o tempo todo. O monitoramento se tornou uma parte importante para as cidades para a tomada de decisões e registro de dados.

Santos, inclusive, está entre as cidades mais inteligentes do Brasil.

www.juicysantos.com.br - motoradio santos

E como é ser mulher nessa área predominantemente masculina?

Isabela está à frente da Motorario desde 2021, quando sua mãe faleceu.

“Ela era a alma dessa empresa, o alicerce financeiro e operacional. Me sinto muito honrada continuando esse legado”, diz. 

A irmã de Isabela, Letícia, também seguiu os passos da mãe e se tornou responsável pela Motoradio em Catanduva, interior de São Paulo. Ou seja, a força feminina impulsiona esse negócio familiar.

“É desafiador, por se tratar de um produto bem nichado. Mas temos um grupo chamado Mulheres da Radiocomunicação e sempre comentamos que uma vez que o bichinho te pica, nunca mais você sai. A Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil, inclusive, tem uma mulher no comando, Odete Ribeiro Moraes Filha, comenta. 

Para Isabela, algumas habilidades femininas em negociações e a atenção aos detalhes ajudam a navegar nos mares da tecnologia da informação.

Saiba mais sobre a Motoradio Santos

A Motoradio Santos fica na Av. Ana Costa, 79, conjunto 51/52, Gonzaga. Tel: (13) 99167-6901.

Texto porFlávia Saad
Santos (SP)