Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Empresas de Santos no Web Summit Rio em 2023: veja quem marcou presença

Quem trabalha ou circula no universo da tecnologia, da inovação e da comunicação sabe que o Web Summit, maior evento de inovação global, aconteceu pela primeira vez no Brasil em maio de 2023. Com uma dimensão internacional, o Web Summit estimula debates sobre tecnologias emergentes e internet, conectando palestrantes, CEOs, multinacionais, startups, investidores e todo mundo que se interessa por esses temas. E, para nosso orgulho, temos empresas de Santos no Web Summit Rio entre as mais de 900 startups expondo seus produtos e serviços.

www.juicysantos.com.br - web summit empresas de santos no eventoFotos: divulgação/Web Summit Rio

Conheça as empresas de Santos no Web Summit Rio

1. Vister

A Vister é uma solução digital de pagamento que conta com sua própria bandeira, arranjo e um marketplace de crédito.

A ideia da startup de pagamento digital surgiu com dois estudantes da Unicamp nos anos 90 e, agora, chega a um modelo em que elimina a necessidade de “maquininhas” e promovendo o crédito P2P, o que permite reduzir as taxas de vendas a crédito em até 60%. O vendedor pode receber em até 24 horas via PIX, enquanto seus clientes podem pagar a prazo na fatura, como se fosse no crédito.

A Vister começou seu laboratório na cidade de Santos, onde validou sua hipótese, encontrando no PIX um ponto-chave do modelo de negócios. Também adotou um market place local na cidade como diferencial, incentivando pequenos negócios e a nova economia.

2. Many Content

Pra todo mundo que precisa criar conteúdo original, a Many Content propõe economia de tempo, dinheiro e dor de cabeça.

Trata-se de uma inteligência artificial que cria conteúdo personalizado para as redes sociais, ajudando principalmente pequenas empresas, agências e profissionais de social media.

Entre os serviços oferecidos, estão conteúdo exclusivo gerado inteligência artificial com imagem, texto e hashtags entregues em 24 horas úteis e uma biblioteca de conteúdos compartilhados, com milhares de conteúdos segmentados prontos para postar.

3. Hexagon Pro

Solução direcionada às atividades portuárias, a Hexagon Pro tem a missão de aprimorar soluções de tecnologia para Terminais Portuários e Recintos Alfandegados e não Alfandegados.

Nascida em Santos, a empresa se dedica em especial ao mercado de Celulose e Commodities, usando tecnologia no Porto para melhorar processos, implementar inovações, aumentar a eficiência e otimizar resultados.

4. elloX

Fundada em 2018, a ElloX trabalha com tecnologia avançada para rastrear as melhores opções de frete marítimo. Como desde a pandemia o fluxo global de cargas e contêineres tem enfrentado obstáculos e gargalos inéditos, isso fez com que o valor dos serviços de frete aumentasse drasticamente, impactando toda a cadeia produtiva e os preços para o consumidor final.

No sistema da ElloX, os preços dos serviços são apresentados em tempo real, enquanto no mercado convencional, geralmente, leva até quatro dias para retornar aos clientes.

5. Obra Lean

Facilitar a vida de quem precisa fazer ou trabalhar em uma obra. Esse é o core da Obra Lean. Na prática, é uma plataforma de gestão para recursos de obras.

O propósito é melhorar a comunicação e levar informações para as obras de forma democrática e analítica, com a ajuda da metodologia lean, permitindo a tomada de decisões com base em análises simples das informações diárias. Ou seja, o produto da Obra Lean quer democratizar o uso de softwares nos canteiros de obras.

www.juicysantos.com.br - web summit empresas de santos no evento

Além dessas, a Labsit, consultoria tecnológica brasileira com sede em Portugal e um founder santista, esteve por lá.

Web Summit no Brasil pela primeira vez

Os palestrantes do Web Summit se dividiram em 14 palcos espalhados pelo Rio Centro. Na pauta, estiveram temas como finanças, negócios esportivos, criptomoedas, ciência de dados, design, diversidade e empreendedorismo, entre outros. Desta vez, alguns dos tópicos mais presentes foram o potencial e limites das inteligências artificiais e o ativismo digital e corporativo para impacto social.

Entre os principais destaques, há nomes como Ayo Tometi, co-fundadora do movimento Black Lives Matters, e David Vélez, fundador e CEO do Nubank e Luiza Trajano, do Magazine Luiza. Uma prata da casa da Baixada Santista também deu sua palestra lá: Konrad Dantas, fundador da produtora KondZilla, que esteve no Juicyhub em abril de 2023 abrindo o Dia Mundial da Criatividade.

A realização da conferência no Rio de Janeiro veio como consequência da popularidade do Web Summit no Brasil. Segundo a organização, em 2022, houve uma “invasão brasileira” em Lisboa.

Esta é a estreia do WS na América Latina. O encontro teve 7 edições na Irlanda. Depois, seguiu para Portugal, onde há datas agendadas até 2028. Aqui no Brasil, ele deve acontecer anualmente como um “adendo” à conferência principal.