Texto porLudmilla Rossi
42 anos - Santos

CreativeMornings: Santos vai sediar mensalmente evento criativo internacional

A maior comunidade criativa presencial do mundo desembarca em Santos à partir de 2024. Com a primeira edição realizada na cidade em 23 de fevereiro, Santos se junta a mais de 260 cidades ao redor do planeta que recebem o desafio mensal de reunir pessoas ao redor de um tema único, através de um evento gratuito e aberto a todos.

Santos não poderia começar com um tema mais adequado: NATIVE, em tradução livre, nativo.

Com o tema O que é ser caiçara?, o primeiro CreativeMornings da história da nossa cidade vai trazer uma conversa sobre nossas origens, afinal “ser caiçara” ao pé da letra não é andar de skate e ouvir Charlie Brown Jr. no talo.

A gente já tinha falado sobre isso aqui em Santos, através de um texto incrível de Flávia Saad, publicado em fevereiro de 2023. Mal sabíamos que exatamente um ano depois, receberíamos a missão de falar novamente sobre o tema, em um encontro presencial.

O que é o CreativeMornings?

O CreativeMornings é uma iniciativa criada em 2008 por Tina Roth-Eisenberg em Nova York, que parte do princípio que todo mundo é criativo. Acontece gratuitamente em 260 cidades de 69 países e é a maior comunidade criativa presencial do mundo.

CretiveMornings em 2024Edição do CreativeMornings que aconteceu em 19 de janeiro de 2024, em Nova York. Foto de Nelson Luna.

Tina criou o evento depois de entender que os eventos de criatividade são recorrentes em muitas capitais e grandes cidades. Mas que cidades de médio e pequeno porte nem sempre recebiam esse calendário de eventos de criatividade de forma recorrente.

Por isso, o CreativeMornings é realizado no mínimo uma vez por mês, gerando diálogos importantes, networking e transformação social.

Como funciona o CreativeMornings?

O evento é completamente gratuito e para participar basta se inscrever através do site CreativeMornings. A dinâmica do evento, que inicia às 8:30 da manhã, começa com um café da manhã oferecido aos participantes, incluindo uma breve palestra sobre o tema e uma roda de conversa.

Não há nenhum custo para a participação. O foco principal está em juntar pessoas com novos temas e perspectivas. Os participantes são estimulados a se conhecerem e se conectarem, para criarem novas relações profissionais e pessoais.

Primeira edição em Santos

A primeira edição em Santos trará falas de Jordan Santos, que participa ativamente da Associação dos Caiçaras.

Jordan é Caiçara, Engenheiro Físico pela Universidade de São Paulo, coautor do artigo “O Caiçara e sua trajetória em Guarujá” no XVII Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP, diretor e produtor executivo da série “O Caiçara” com 5 episódios. Também é coautor em dois livros: “Os Homens da Ilha” lançado em março de 2021 que conta a história das origens dos povos da Ilha de Santo Amaro (Guarujá) e “Don Domênico – O grande benfeitor de Guarujá” lançado em março de 2023.

O evento acontecerá no Juicyhub, hub de inovação que há possui tradição em realizar e co-realizar eventos desse tipo. Desde sua inaguração, em dezembro de 2021, o Juicyhub já realizou mais de 100 eventos gratuitos, capacitando mais de 3000 pessoas, criando uma atmosfera de colaboração, networking e geração de negócios importante para a nova economia de Santos e região.

O evento pôde ser iniciado em Santos por conta do início da parceria entre Juicyhub e Transbrasa: a empresa é o primeiro mantenedor oficial do Juicyhub, uma empresa que há 50 anos segue deixando sua marca na história da inovação na nossa cidade. A Transbrasa será um dos nossos parceios que viabilizará iniciativas como o CreativeMornings e outras atividades idealizadaspelo Juicyhub.

Konrad Dantas, o KondZilla em palestra no Juicyhub - Foto por Douglas SantosKonrad Dantas, o KondZilla em palestra no Juicyhub – Foto por Douglas Santos

Evento acontecerá mensalmente em Santos

Todos os meses, há um CreativeMornings planejado para acontecer em Santos. A sede do evento em Nova York, estimula que as cidades tenham temas simultêneos e por isso já temos um spoiler do que vai rolar:

23 de fevereiro de 2024
Tema: Nativo

22 de março de 2024
Tema: Perspectiva

26 de Abril de 2024
Tema: Apimentado

24 de maio de 2024
Tema: Vibrante

28 de junho de 2024
Tema: Padrão

Manifesto CreativeMornings

Todo mundo é criativo. Uma vida criativa requer coragem e ação, honestidade e trabalho duro. Estamos aqui para apoiá-lo, comemorar com você e incentivá-lo a fazer as coisas que você ama.

Acreditamos no poder da comunidade. Acreditamos em oferecer. Acreditamos em conexões cara a cara, em aprender com os outros, em abraços e cumprimentos.

Reunimos pessoas movidas pela paixão e pelo propósito, confiantes de que irão inspirar umas às outras e inspirar mudanças em bairros e cidades em todo o mundo. Onde todos são bem vindos.

Não perca a oportunidade de participar do CreativeMornings e construir uma comunidade criativa ainda mais potente na nossa cidade.