Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Sonhando com uma cidade melhor pra Comunidade LGBTT

Fiquei quebrando a cabeça sobre o que escrever aqui esta semana. Tem tantas coisas que eu quero por em discussão nesse espaço, mas não posso esquecer que o Juicy é um blog santista e temos o dever de informar tudo o que acontece por aqui. Muitas vezes percebo que quando escrevo algo mais “ polêmico” o retorno é maior e quando o assunto é mais “ engajado” pouca gente comenta e fico meio sem feedback, roendo as unhas e louco pra saber o que vocês, meus três leitores, pensam a respeito. Fato é que eu sonho que esse espaço seja um lugar onde, além de falar de fervo e umas bobagens, possamos aqui, juntos, fomentar discussões pertinentes a comunidade LGBTT na região. Talvez seja um sonho pretensioso, mas sonhar, não custa nada né não?

No dia 17 de maio, data em que foi comemorado o Dia Internacional e Nacional de Combate a Homofobia, foi instituída a Comissão Municipal da Diversidade Sexual (CMDS). O lançamento aconteceu na OAB/Santos e teve a presença do presidente da Subseção, Rodrigo Julião; Coordenadora da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/Santos, Patrícia Gorisch; Secretário de Defesa da Cidadania de Santos, Marcelo Del Bosco e da Secretária de Justiça do Governo do estado de SP, Deborah Bittencourt Malheiros.

gay baixada santista

A iniciativa, pioneira na Baixada Santista, tem como objetivo elaborar políticas públicas, promover estudos, debates e pesquisas para a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), opinar nas decisões da administração municipal e despertar a consciência de todos os setores da comunidade para a realidade da população LGBTT, suas necessidades e potencialidades.

Sugestões para você

Também estiveram presentes: Coordenador da CADOJ, Fábio Solito; Chefe do Departamento da Secretaria de Cidadania, Nicola Margiota e a Presidente da Comissão Estadual de Diversidade Sexual do IBOFAM/SP, Rosangela Novaes, que representou a Vice Presidente nacional do IBOFAM e Presidente Nacional das Comissões de Diversidade Sexual da OAB, Maria Benerice Dias.

Nesse momento em que vivemos, nada é mais importante do que termos a população discutindo junto com o poder público soluções eficientes para a comunidade LGBTT e também ajudar a colocar essas decisões em prática. Sabemos que em nossa cidade o trabalho junto a comunidade LGBT não é tarefa das mais fáceis. Muitos gays enrustidos, ou gays assumidos mas que só pensam em sexo e boate e esquecem de se impor e lutar por seus direitos. Posso estar errado mas creio que na maioria das vezes quem corre atrás de fazer valer seus direitos são os gays de origem mais humilde ou mesmo os considerados intelectuais. A grande massa não se preocupa ou tem medo de se expor. Tudo balela, chegou a hora dessa gente bronzeada, mostrar seu valor.

A Baixada tem dado os primeiros passos: entidades, coletivos e eventos voltados ao publico LGBTT que visam não só o entretenimento mas a discussão de politicas publicas para a comunidade tem crescido na região.

Além da SANSEX – Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual – da qual sou um dos realizadores, temos a OAB Diversidade em Santos que vem realizando um excelente trabalho, temos nossa querida Dra. Rosângela Novaes que há anos está na luta em defesa dos homossexuais na região e faz tudo com muito amor e dedicação. Recentemente surgiu o Coletivo Contra Maré aqui em Santos formado por jovens e que tem como um dos objetivos lutar pelas TRANS. Além disso temos o GTT da prefeitura que realiza um trabalho de sensibilização com os funcionários públicos visando a diminuição do preconceito. Também não posso deixar do trabalho das agentes de prevenção como Tayane Miaki e Renata Carvalho realizam através da Secretaria de Saúde junto as Trans no centro da cidade e que faz toda uma diferença.

gay baixada santista

E o mais bacana é que todas essas, e tantas outras pessoas que eu não citei nesse texto, estão lutando pela mesma coisa e não há concorrência ou egos inflados pairando pela cidade. Todos nós, estamos juntos e participamos das atividades do coleguinha, ajudamos a divulgar pois o objetivo de todos e uma cidade menos careta e mais amorosa. Pode parecer utópico, mas eu sei que esse dia ainda chegará.

Esse é o fim de semana da Parada Gay em SP e como sempre, muitos gays na região vão a SP pra curtir a festa. Mas seria lindo se cada um além de dançar e beijar na boa, estivesse ali com a consciência de que este ato é politico e apartidário e que a maior Parada Gay do Mundo não pode ficar apenas no oba oba. E hora de mostrar nossa força pro mundo todo e lutar pelos nossos direitos.

Então amiguinhos, eu gostaria que vocês pensem um pouco mais a respeito de que país vocês querem e entendessem que se você não mexer sua bunda gorda e começar a fazer algo também, vai ficar cada vez mais difícil.

A Comunidade LGBTT na região ainda é muito desunida. Precisamos adquirir essa consciência e entender que juntos, somos fortes!

Avatar
Texto por