Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Como será o 1º parque infantil acessível em Santos – clique e descubra

  • 2
    Shares

Você lembra do frio na barriga de descer no escorregador?

E do quão incrível era a sensação de ir cada vez mais alto no balanço?

Essas são memórias incríveis da infância – de crianças dos anos 70, 80, 90… Não importa. O parquinho tem sempre uma estrutura parecida. No entanto, às vezes, não inclui todas as crianças. Nas suas memórias, provavelmente, o entorno não tem nenhum amigo portador de deficiência, certo?

Pois, a partir de agora, isso vai mudar.

Em julho será inaugurado o 1º parque infantil acessível em Santos

Esse será o primeiro playground da cidade totalmente acessível.

Em resumo, a estrutura – montada no Jardim Botânico Chico Mendes – vai incluir tanto crianças com limitações físicas quanto intelectuais. Com 60% das obras executadas, a previsão é de que ele seja inaugurado em julho e tenha, entre outras coisas:

  • Balanços;
  • Painéis sensoriais;
  • Molas;

juicysantos.com.br - parque infantil acessível em Santos

Uma coisa legal é que todos os brinquedos podem ser usados por crianças que possuem alguma deficiência e também por aquelas não têm nenhuma. De acordo com a divulgação, a ideia é que o espaço seja um promotor de inclusão na cidade.

“Seguimos uma tendência vista em muitas cidades no Brasil e no mundo. Cada vez mais, Santos cria espaços de inclusão e acessibilidade em espaços públicos, uma prática já adotada por nós na hora de planejarmos nossa cidade e nossos espaços”, comenta Juliana Carlini, arquiteta responsável pelo projeto.

Neste sentido, a escolha dos brinquedos também se preocupou em selecionar itens que provem o exercício da coordenação motora. Os brinquedos podem ser um complemento ao trabalho psicológico e à terapia ocupacional.

Além disso, o espaço também oferecerá uma área reservada para piqueniques (com mesas acessíveis) e muito verde em volta, pra proporcionar ainda mais contato com a natureza.

Incrível, né?

Acessibilidade desde o ponto de ônibus

Para que parque seja, de fato, acessível, é importante que o caminho até ele também seja possível para todos. Neste sentido, o projeto contemplou desde o ponto de ônibus localizado na via que dá acesso à entrada do parque.

Além disso, a obra incluos pisos táteis no percurso que passa pelos banheiros e pelo bosque.