Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos
TAGs

Escolas de programação para crianças em Santos

Em um mundo cada vez mais tecnológico, é impossível não pensar no futuro das crianças. Afinal, as tarefas estão cada dia mais automatizadas e fica difícil saber como vai ser o mercado de trabalho quando eles crescerem.

Aliás, tá puxado de saber como vai ser a semana que vem ao falar desse assunto.

Por isso, muitas pessoas estão pensando em como transformar os pequenos em atores ativos no processo evolutivo da tecnologia. E, neste sentido, escolas de programação para crianças em Santos vêm crescendo como uma ótima alternativa de atividade extracurricular. 

Saem as antigas “escolas de informática”, que ensinavam a mexer nas ferramentas e entram, agora, os ambientes em que eles aprendem a pensar de forma estratégica.

Eu, por exemplo, conheço linguagem de programação. Apesar de não usar diretamente na profissão que escolhi, reconheço a importância de entender a lógica por trás das coisas. E meu contato com os algoritimos nem foi tão jovem assim.

www.juicysantos.com.br - Escolas de programação para crianças em SantosImagem: Reprodução

“Coloquei ele para estudar programação de jogos. A ideia era tirar um pouco de casa, sabe? Mas sinto que o resultado foi além do imaginado: o raciocínio é outro, muito mais rápido e perspicaz”, observa Luis Moraes, que matriculou o filho antes do boom das escolas de programação para crianças em Santos.

Agora, ficou mais fácil encontrar opções de cursos totalmente pensados para as crianças.

Escolas de programação para crianças em Santos

Be Byte

www.juicysantos.com.br - Escolas de programação para crianças em SantosImagem: Divulgação

A Be.Byte é uma escola de criação de jogos, programação e Fablab (Maker) para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Existe desde 2014 e chegou a Santos neste ano. Mas, além da unidade na Ponta da Praia, há outras 5 unidades nos Estados Unidos (uma na Geórgia e quatro na Flórida) e 4 no Brasil: em Santos, Porto Velho, Itapuã e Brasília.

De acordo com Alex Roger, desenvolvedor, o sistema de ensino se inspira no método escandinavo. Nele, a aprendizagem é baseada em problemas, e no modelo americano, com ambientes propícios para a aula e que favorecem esse processo. A ideia é o aluno se sentir dentro de um jogo.

Aqui em Santos, os alunos aproveitam três espaços.

O primeiro é o Byte Place, onde acontecem as aulas de games (são seis módulos de 24 aulas cada). O mais legal: todo módulo é conclusivo e o aluno sai com o jogo já publicado na App Store. Além disso, Santos também tem Maker Experience, um laboratório equipado com impressora 3D. E, por fim, o Youtube Place, onde o foco é desenvolver a produção de conteúdo audiovisual diferenciado.

Onde:  Av. dos Bancários, 120, Ponta da Praia

Super Geeks

www.juicysantos.com.br - Escolas de programação para crianças em SantosImagem: Divulgação

A SuperGeeks é uma criação brasileira!

A escola nasceu depois de o casal Marco Giroto e Vanessa Ban viver no Vale do Silício (polo mundial da tecnologia).

Seguindo a ideia do negócio, Giroto teve seu primeiro contato com programação aos 12 anos. E, por isso, conseguiu se destacar e passar por grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já a Vanessa atuou como professora durante anos.

Assim, o casal resolveu unir seus conhecimentos para criar uma metodologia de ensino de Ciência da Computação infanto-juvenil. Levou mais de 1 ano de pesquisa e desenvolvimento, tanto no Vale do Silício como no Brasil, até concluírem um modelo ideal para ensinar Ciência da Computação para as crianças e adolescentes.

Onde: Rua André Vidal de Negreiros, 140, Ponta da Praia

Happy Code 

www.juicysantos.com.br - Escolas de programação para crianças em SantosImagem: Divulgação

A escola é voltada para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

De acordo com a direção da escola, a metodologia de ensino utiliza como base o conceito global STEAM. Em resumo, esse método une o conteúdo de disciplinas fundamentais. Desta forma, os alunos são preparados e capacitados para os desafios do dia a dia.

Os cursos oferecidos são programação de computadores, robótica com drones, desenvolvimento de games e aplicativos. Além disso, há o módulo de produção e edição de vídeos para o Youtube.

Onde: Av. Marechal Deodoro, 146, Gonzaga