Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos
Uma construção de 1900 no meio da cidade, nos dias atuais, já chama a nossa atenção. Mas, se a mesma estiver em frente ao mar e for abrigo de histórias e muitas obras de arte, se torna conhecimento indispensável.
Estamos falando da Pinacoteca Benedicto Calixto.
O Juicy Santos te leva para um passeio em um dos lugares mais charmosos da cidade. Vamos?
O casarão branco, como ficou conhecido entre santistas, foi planejado por Anton Carl Dick e, desde sua conclusão, serviu como residência da família alemã e posteriormente da família Pires. Foi ainda a sede do Asilo dos Inválidos e do Pensionato de Moças.
Com a valorização dos imóveis na orla, quase foi vendido para dar lugar a um arranha-céu. Mas a Prefeitura reconheceu a utilidade pública da construção e a salvou. Em dezembro de 2012, foi considerado patrimônio histórico.
Seus jardins são uma atração à parte. Muitas noivas e famílias aproveitam o espaço pra fazer ensaios fotográficos, pois o cenário ajuda muito…
A Pinacoteca Benedicto Calixto tem como objetivo principal divulgar e estimular a produção artística. Para isso, conta com um andar reservado às exposições temporárias.
Além do acervo, com 227 telas. Entre as obras, grandes nomes como Armando Sendin, Benedicto Calixto e Pedro Alexandrino. No acervo bibliográfico, 2378 títulos de assuntos diversos ficam disponíveis para a consulta do público.
Na programação existem eventos para todos os gostos. Cursos, exposições, apresentações musicais – a maioria das atrações é gratuita, então vale ficar de olho no que está rolando por lá.
A visitação à Pinacoteca Benedicto Calixto é gratuita.
O endereço é Av. Bartolomeu de Gustão, 15, Boqueirão. O horário de funcionamento é terça a domingo, das 9 às 18 horas.