Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Os 150 anos da Estação do Valongo

A fachada amarela conta muitas histórias.

Impossível ficar imune ao charme da Estação do Valongo, que completa exatos 150 anos nesta semana, no dia 16 de fevereiro.

valongo

Sugestões para você

Na quinta-feira, o local vai receber exposição de ferromodelismo, apresentações artísticas, cardápio especial no Estação Bistrô, exposição de relógios antigos e um passeio de bonde especial com contação de histórias – tudo para celebrar esse ponto turístico incrível que encanta santistas e turistas.

Outro destaque é a presença do ator Marcos Frota.

O relógio em sua torre central voltará a marcar as horas após um restauro comandado pelo relojoeiro Antônio Rodrigues de Lima.

Cardápio do Estação Bistrô

Vai ter Fish and Chips e Sunday Roast pra comemorar.

O primeiro – peixe frito com batatas fritas – já é bem famoso e autoexplicativo. Já o segundo traz um assado de carne feito no vinho, com vegetais cozidos e o Yorkshire Pudding como acompanhamento.

De sobremesa, tem a uma torta gelada com recheio de doce de leite e banana fresca, finalizada com chantilly e canela. Para beber, vá de Pimm’s Cup, uma espécie de ponche que vem com Pimm’s nº 1 (licor à base de gim e limão), Ginger Ale (refrigerante de gengibre), pepino, laranja, limão, morango e hortelã, elaborado pelo maître Hamilton Nascimento.

O menu ficou a cargo do chef José Leite Monteiro Jr., que assumiu o Estação Bistrô em janeiro de 2017 e da confeiteira Mirela Nascimento.

www.juicysantos.com.br - francisco arrais / estação bistrô restaurante escolaFoto: Francisco Arrais/PMS

Veja a programação dos 150 anos da Estação do Valongo

11 horas: entrega da restauração do relógio da Estação do Valongo

Das 11 às 17 horas: exposição de ferromodelismo, no Museu Pelé (fica até domingo, dia 19 de fevereiro)

11 horas: performances artísticas (circo, teatro e música), com o mestre de cerimônias Marcos Frota

12 horas: descerramento da placa comemorativa dos 150 anos da Estação do Valongo

12 horas: almoço temático inglês no Estação Bistrô Restaurante-escola

12h30, 14 e 15 horas: passeios no Bonde Arte com o ator e contador de histórias Alexandre Camilo. Ingressos gratuitos devem ser retirados 1 hora antes de cada saída; capacidade do bonde: 36 pessoas)

13 horas: apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes, interpretando peças de grandes compositores ingleses e brasileiros

15 horas – exposição de relógios antigos e palestra  A História do Relógio, com o professor Antônio Rodrigues de Lima, no térreo da Estação do Valongo

História da Estação do Valongo

Inaugurada em 1867, a Estação do Valongo fez parte da São Paulo Railway, primeira estrada de ferro paulista, que ligava o planalto paulista ao litoral. A linha, financiada com capital inglês (por isso o nome estrangeiro) fazia o transporte dos produtos que seriam exportados aqui de Santos, especialmente o café, que vinha do interior do estado de SP.

Além disso, esse trem levou muitos dos imigrantes que aqui chegaram e se espalharam pelas terras brasileiras.

Em 1996, a estação foi desativada, por conta do fim do transporte de passageiros. Já no início dos anos 2000, começou a recuperação do espaço, reinaugurado em 2004.

Hoje, o imóvel que dá nome ao bairro funciona como sede da Secretaria de Turismo e abriga um dos restaurantes mais gostosos do Centro, o Estação Bistrô, que capacita estudantes e aprendizes na área da Gastronomia e hospitalidade. Também serve, desde 2016, como ponto de partida para a linha turística do Bonde Histórico.

Seu estilo neoclássico evidencia as influências da arquitetura britânica, como o relógio no corpo central, telhados inclinados para evitar o acúmulo de neve, alpendre apoiado em colunas de ferro e os leões, símbolos importantes do Reino Unido.

Avatar
Texto por