Museus de arte em Santos: 3 opções para conhecer
A gente não precisa dizer que Santos é uma cidade artística. Afinal, vários nomes da cidade se tornaram conhecidos e homenageados pelo Brasil e no mundo todo – da música às artes cênicas, passando pela fotografia e artes visuais.
Mas, mesmo assim, há quem pense que quando o assunto é museu de arte a cidade não está bem representada. Um mito que será derrubado neste verdadeiro passeio por 3 museus de arte em Santos.
Caso você seja de Santos, não vai precisar viajar para conhecer obras incríveis.
Se estiver de férias pela cidade, vale a pena adicionar estes locais ao seu roteiro.
Museus de arte em Santos
1. Museu de Arte Sacra
Imagem: Reprodução
O Museu de Arte Sacra de Santos fica no Morro do São Bento.
Seu acervo tem mais de 600 peças sacras e religiosas, de cunho erudito e popular, com data entre o século XVI ao XXI. Durante a sua visita, você irá encontrar, por exemplo, esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e indumentárias. Além disso, há exposições que acontecem durante o ano e uma programação cultural bem interessante.
Mas, além da arte nas paredes e corredores, a arquitetura também é uma atração. Uma das mais antigas da cidade, a construção tem data do século XVII e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico); e Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos).
Vale muito a pena visitar esse museu em Santos!
Fica na Rua Santa Cecília, 795, Morro de São Bento. E funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas.
2. Pinacoteca Benedicto Calixto
Imagem: Reprodução/Raphael Criscuolo
O casarão branco da Pinacoteca de Santos é uma atração à parte e merece destaques. Afinal, estamos falando de uma construção de 1908 em meio aos prédios da orla de Santos. Seus jardins e detalhes deixam os visitantes absolutamente de queixo caído – e rendem fotos incríveis para o Instagram.
Antes de se tornar a Pinacoteca, a casa funcionou como lar de uma família da Alemanha. Em seguida, de uma família de portugueses. Também foi asilo, pensionato para moças, residência de uma família da Espanha e um cortiço. Por fim, em 1986, decidiu-se que ali seria instalada a pinacoteca da cidade, o que aconteceu em 1992.
Desde então, o imóvel de frente pro mar abriga um acervo permanente de obras do autor que homenageia, Benedicto Calixto. Além disso, tem uma biblioteca, onde é possível trocar livros. Na Pinacoteca de Santos, há uma programação de eventos bem agitada o ano inteiro. Rola, por exemplo, apresentações de piano, palestras e cursos sobre assuntos variados, atividades para crianças e exposições itinerantes de arte.
O melhor: a entrada é gratuita!
+ Conheça a história da Pinacoteca Benedicto Calixto completa
Fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão e funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas.
3. Museu da Imagem e Som de Santos
Imagem: Juicy Santos
O Museu da Imagem e do Som de Santos também é uma opção para os fãs de arte. Mas, principalmente, indicamos esse programa para os cinéfilos e apaixonados por discos. Isso porque o equipamento, que existe desde 1996, oferece um acervo cheio de discos e VHS clássicos, aparelhos de TV de décadas passadas, câmeras fotográficas e de vídeo e uma infinidade de tocadores de música.
O melhor é que o MISS sempre tem sessões de cinema retrô, exposições fotográficas e festivais independentes. Em outras palavras: você pode assistir filmes clássicos e de fora do circuito e com debates com críticos de cinema e fãs da 7ª arte.
Tudo isso de graça!
Visite o MISS na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas.
Qual é o seu museu de arte favorito em Santos? Conta pra gente nos comentários!