Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Leão da praia de Santos: você conhece a história?

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Quem vem (ou vinha na infância) passar férias em Santos ou é da região, certamente, conhece o famoso leão da praia de Santos. Aliás, não só conhece como tirou foto sentado nele, colocou as mãos dentro da boca dele, usou como ponto de referência…

O leão da praia de Santos faz parte da história da cidade. E, mais do que isso, do orgulho caiçara também.

Mas, apesar disso, poucas pessoas sabem a história por trás do monumento mais querido entre os 122 que estão espalhados pela cidade.

www.juicysantos.com.br - leão da praia de santos

Não acredita? Então vamos a um teste rápido sobre o leão da praia de Santos:

  1. Há quantos anos o monumento existe?
  2. Por que e por quem ele foi criado?
  3. A estátua ao lado é um par romântico do leão?

Possivelmente você gaguejou em alguma das respostas, né?

Pois, ao final desta leitura, isso não vai mais acontecer. O Juicy Santos vai te transformar em um especialista sobre o leão da praia de Santos!

Leão da praia de Santos

O leão do Gonzaga é uma obra do escultor espanhol Sigismundo Fernandez.

Não há registro do ano exato em que ele foi viver na praia de Santos, mas sabe-se que a confecção data de 1954. Então, são mais de 60 anos fazendo parte da história da cidade e de fotos de família em férias na praia.

www.juicysantos.com.br - leão da praia de santos

De acordo com os arquivos da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), o leão da praia de Santos foi uma encomenda da prefeitura feita durante a primeira etapa da construção dos jardins da praia de Santos. Até os dias atuais, os 1,20 metros do leão (em tamanho real) impressionam quem passa pela orla do Gonzaga. Principalmente, claro, as crianças. Mas também há quem passe e se questione como a obra foi feita, por ser tão parecido com o animal. A resposta é simples: para a confecção, o artista utilizou cimento mole e um molde. Em seguida, a peça recebeu a pintura branca.

Aliás, por essa razão, a obra não tem valor artístico. Isso porque não houve um trabalho manual como, por exemplo, entalhar uma pedra.

Mas é um casal?

Um pouco mais à frente, encontra-se a estátua que motiva ainda mais dúvidas.

Também branca e feita em cimento, a atração seguinte não é uma leoa, como todos pensam. Na verdade, as duas não são do mesmo autor e nem têm a mesma data. Não se sabe o ano exato de sua construção. Mas, durante os primeiros anos, o leão esteve sozinho.

A segunda obra foi feita na Oficina de Fundição Artística do Colégio Escolástica Rosa. No entanto, não há informações sobre o nome dos alunos envolvidos no projeto e nem sobre como a obra foi parar na orla.

De todo modo, ela também se tornou queridinha e muitas pessoas concluíram que se tratava de uma leoa. Mas não é bem assim.

www.juicysantos.com.br - leão e leoa da praia de santos

De acordo com um veterinário consultado pelo jornal A Tribuna em 2008, a peça não segue fielmente os traços de uma leoa e está mais próxima de um jaguar. Isso porque o rabo, por exemplo, tem 1,20 metro, enquanto o de uma leoa não passaria de algo entre 30 e 50 centímetros. Além disso, há características do focinho e até das patas que destoam da mulher do leão.

Ainda assim, eles formam um belo casal de amigos, né?

Foto com o leão da praia de Santos

Se você tem uma foto incrível com o leão da praia de Santos, não deixe de mostrar pra gente, como essa galera fez. Para isso, use #JuicySantos no Instagram ou nos envie nos comentários.

www.juicysantos.com.br - leão da praia de SantosEnviado por @maracblacerda

Enviado por @tatilopes11

www.juicysantos.com.br - leão da praia de santos Enviada por @blogvivermae

www.juicysantos.com.br - leão da praia de santosEnviada por @tati_flores16

E, se a foto for da infância, que tal fazer uma versão atual do registro?