Aline Brentegani
Texto porAline Brentegani

Jardim Piratininga, o bairro de Santos que não tem canal!

Para fazer o especial de posts de cada canal de Santos, perguntei aos amigos santistas em qual canal cada um morava. Assim, poderia conseguir, ao menos, um representante de cada pedacinho da cidade. A Alê Nava, nossa amiga e sempre contribuinte, disse: Moro no canal 6, mas o melhor e menos conhecido é o Jardim Piratininga!

jardim Piratininga santos

Foto: Site Novo Milênio

Achei que era brincadeira dela, afinal nunca tinha ouvido falar em um bairro com esse nome. E olha que tenho pesquisado e lido muito sobre a cidade e posso dizer que nesses mais de 2 anos de moradora de Santos, conhecia cada um dos bairros. Ledo engano.

O Jonathan, que trabalha comigo, não só respondeu o comentário no facebook como me disse que morava lá desde pequeno. Corri buscar mais informações com ele e posso dizer que estou morrendo de vontade de pegar meu carro e ir até lá agora conhecer.

O Jardim Piratininga fica localizado entre o bairro da Alemoa e a Via Anchieta, já na divisa com Cubatão. Entre os caminhões que vão e vem e a grandiosidade do distrito industrial, o Jardim Piratininga, com seus cerca de 1500 habitantes, ainda conserva uma vida pacata de interior.

jardim piratininga

O bairro foi fundado em 1969 com a construção de 90 casas. Nos anos 70 0 BNH ergueu no local mais 160 moradias que existem ainda hoje porém remodeladas e reformadas.

Há uma certa fidelidade entre os moradores do bairro, que citam a tranquilidade e a ausência de prédios como a grande vantagem do local. Bem diferente do cenário encontrado pela orla de Santos.

O transporte público no local é deficitário e já houve um projeto para construção de um viaduto que ligasse o Jardim Piratinga ao bairro São Manoel do outro lado da Rodovia.

jardim piratininga santos
O bairro não tem igreja e as missas acontecem aos sábados, às 17 horas, na escola municipal! Sim, a missa de domingo é no sábado.

Quem conta mais peculiaridades do bairro é o Jonathan, morador de lá:

” Moro no Jardim Piratininga há 20 anos. Apesar da distância e da falta de comércio para necessidades básicas (mercado, farmácia, etc.), a tranquilidade e o ambiente familiar são os pontos fortes deste bairro. Nada melhor do que chegar de um dia intenso e poder pegar sua cadeira ir para a porta de casa ver seu filho brincar com os vizinhos sem problemas de trânsito e outros problemas de “cidade grande”. Por se tratar de um bairro pequeno, acabamos conhecendo a todos e criando vínculos que levamos por toda a vida. Hoje já não participo tanto da rotina do bairro, mas principalmente ter passado a infância em um lugar como este agregou muitos valores e vivências que em outro local não teria tido a oportunidade: jogar taco na rua, andar de carrinho de rolimã, brincar de esconde-esconde pelas árvores do bairro, tardes inteiras andando de bicicleta pelo bairro… Tudo isso regado à convivência com as demais famílias dos meus colegas, que eram quase uma extensão da minha família, não teve preço!!! Por isso hoje, escolhi me manter no bairro e tentar criar o meu filho com as mesmas oportunidades que eu tive enquanto morados do Jardim Piratininga.”

Quem ai ficou com vontade de conhecer (ou se mudar), levanta a mão! \o/