Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Grátis: passeio turístico pelo Centro Histórico de Santos

Vamos conhecer mais sobre a história de Santos?

Esse é o convite que o pessoal do Museu do Café faz para você, neste feriadão de sexta-feira (26 de janeiro), data em que comemoramos o aniversário de 472 anos da cidade.

Como assim?

Explicando: para celebrar este dia, o equipamento promoverá um passeio turístico pelo Centro Histórico de Santos. O roteiro gratuito, intitulado Paisagem Cultural do Café, acontece no próprio dia 26 de janeiro, às 15h30.

Durante o rolê, os visitantes têm a oportunidade de compreender a relação do café com o desenvolvimento santista.

Street with several old townhouses in historic city center

Paisagem Cultural do Café

Acompanhados pelos educadores do museu, os participantes fazem um passeio especial pelo Centro Histórico, resgatando e evidenciando as memórias e histórias em relação ao desenvolvimento econômico, social e cultural de Santos, trazido pelo café.

A atividade é totalmente gratuita, mas é necessário se inscrever através do e-mail [email protected].

+ Vale lembrar que vai rolar show do Leonardo no baile da cidade e na praia do Gonzaga

Um pouco do que vai rolar

Na década de 1850, o grão tornou-se o gênero de maior importância nas pautas de exportações do porto da cidade, substituindo o açúcar.

O centro urbano de Santos teve o primeiro impulso de crescimento sistemático no período de 1860 até 1890, que compreende a chegada de diversos empreendimentos e melhorias à região. O sistema de água e esgotos, a canalização dos rios e ribeirões, assim como a construção do cais de pedra e da estação da estrada de ferro da São Paulo Railway, aperfeiçoaram a relação da cidade com o interior e exterior.

Nos anos 70 e 80, o centro experimentou um período de decadência, que começou a ser revertido no fim início dos anos 2000, com o programa Alegra Centro, que pretendia revitalizar aquela parte da cidade por meio da preservação e manutenção dos edifícios e pontos históricos.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.