Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Bonde Arte começa a circular em Santos

Em 2015, a Prefeitura de Santos noticiou que a cidade ganharia uma nova atração turística: a linha de bonde gastronômica.

Na época, ficamos sabendo que a linha, ainda sem nome, seria a primeira em todo o continente com essa temática.

A expectativa era de que o primeiro passeio acontecesse em junho deste ano. Atrasou um pouco, mas já temos uma data: nesta sexta-feira, 21 de outubro, às 18, 19 e 20 horas, o Bonde Arte sai da Estação do Valongo pra dar um rolê pelo Centro Histórico.

A novidade tem decoração vintage, inspirada na Arte Concreta. Além disso, a estrutura conta com banheiros e elevador, para o maior conforto dos passageiros que podem aproveitar a happy hour.

bonde arteImagem: Raimundo Rosa

O Bonde Arte, que tem 20 metros de comprimento, foi doado ao município em 2009 pela cidade de Turim (Itália) e restaurado pela equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com recursos do governo estadual e da Prefeitura.

Para atender à demanda gastronômica, a estrutura conta com mini-cozinha com pia, fogão, duas geladeiras náuticas, micro-ondas e armários embutidos, ar condicionado e quatro TVs.

Quem embarca no Bonde Arte percorre 5 quilômetros pelas ruas centrais ao som de boa música e com menu para degustação.

Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo).

A capacidade é de 36 pessoas por viagem, então é bom garantir o seu lugar com antecedência!

Inauguração

A primeira viagem do Bonde Arte terá degustação de vinhos e pratos típicos portugueses do restaurante Tasca do Porto (Rua XV de Novembro, 112).

Durante o passeio, os passageiros podem provar uma taça de vinho português (200 ml), um bolinho de bacalhau e uma mini porção de meia desfeita de bacalhau, cortesias do restaurante.

A trilha sonora fica por conta do duo formado pelos músicos Mauricio Fernandes e Nei Rocha.

bolinho-de-bacalhau-meia-desfeita-de-bacalhau-e-vinho-4Imagem: Anderson Bianchi

Parceria

Quem tem um restaurante e, assim como o pessoal do Tasca do Porto, quer oferecer a degustação no passeio pode se inscrever para realizar a ação.

Donos de restaurantes, bares, buffets e empórios devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo (Setur) para promover e divulgar seus estabelecimentos junto aos passageiros do Bonde Arte.

As regras para as ações promocionais, assim como os documentos necessários para o cadastramento dos estabelecimentos junto à Setur, estão no decreto 7.559, publicado no Diário Oficial do último dia 5 de outubro.

O agendamento da entrevista pode ser realizado pelo e-mail [email protected].