Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

7 monumentos de Santos e suas histórias

Santos é uma cidade que faz parte da história do Brasil. Não há dúvidas disso.

Afinal de contas, o nosso porto tem um grande valor histórico e casarões como o do Museu do Café e da Pinacoteca, por exemplo, serviram como pano de fundo para a assinatura de diversos documentos importantes.

Para quem quer (re) visitar esses momentos e conhecer melhor o nosso passado, vivendo essa conexão nas ruas da cidade nós indicamos sair e conhecer os monumentos de Santos.

Só na orla da praia, são 33 monumentos, mas eles estão espalhados por toda a cidade. Então a dica é crie seu roteiro, passe protetor solar e desbrave a cidade. Você pode fazer isso pelas ciclovias ou a pé, por exemplo.

Não sabe por onde começar, né? O Juicy Santos te ajuda nessa missão e dá a dica de 7 monumentos de Santos, suas histórias e curiosidades.

Na orla

1. Monumento em homenagem aos imigrantes japoneses

Inaugurado em 1998, o monumento ficava na praia do Boqueirão e mostra uma família nipônica do início do século XX.www.juicysantos.com.br - monumentos de santos

Hoje, está localizado no Emissário Submarino (Parque Roberto Mário Santini).

A obra é de Cláudia Fernandes e homenageia os primeiros japoneses que embarcaram no Porto de Kobe em 1908, no Japão, à bordo do navio Kasato Maru, com destino ao Porto de Santos.

+ O monumento de Tomie Ohtake tem a mesma temática e você pode conhecer a história da obra aqui

2. O pescador

A estátua de um pescador em atividade foi inaugurada em 1941.

O monumento esteve em alguns endereços da cidade antes de chegar ao seu destino final: primeiro, em frente ao Escolástica Rosa; depois, no José Menino, na divisa com São Vicente; posteriormente, em 1976, na Ponta da Praia, onde se encontra até hoje.

www.juicysantos.com.br - monumentos de santosFoto: Thiago Souto/Hiveminer

A obra que agora está perto do Aquário Municipal é de Ricardo Gipicchia e celebra os pescadores que exerceram (e ainda exercem) a atividade em Santos.

Leia também
Relógio de sol na orla de Santos: conheça a história

3. Surfistas

Esse é um campeão de visitas e fotos, mas poucas pessoas conhecem o real significado do monumento e da praça.

www.juicysantos.com.br - monumentos de santosFoto: Rosana dos Santos/grupo Coisas de Santos

O monumento é ‘novo’: existe desde 2001 na praia do José Meino com o surfista no chafariz, que ganhou companhia pouco tempo depois. Ambas as estátuas – de autoria de Daniel Leandro Gonzalez – homenageiam a história do surf em Santos, a primeira cidade brasileira a praticar o esporte. O segundo monumento é uma homenagem a um dos pioneiros da modalidade, Osmar Gonçalves.

4. 500 Anos do Descobrimento

Também no jardim em frente ao Aquário Municipal, uma caravela estilizada e minimalista deixa um rastro de espuma no mar de grama.

www.juicysantos.com.br - monumentos de santosFoto: Carlos Pimentel Mendes/Novo Milênio

O projeto foi idealizado pela arquiteta Regina Maria Lourenço Adegas e tem 6 metros de altura, com inclinação de 100 graus, pesando mais de 1,3 mil quilos. O monumento, presente da comunidade portuguesa, foi inaugurado em 1988 (no Dia de Portugal).

Espalhados pela cidade

5. Tambores

Inaugurado em 1967, o monumento que fica na divisa de Santos com São Vicente (na Zona Noroeste) provavelmente já despertou a sua curiosidade.
www.juicysantos.com.br - monumentos de santosFoto: Suzete Faustina/grupo Coisas de Santos

A obra, assinada por Ubirajara Ribeiro e Walter Maffei, foi feita como uma complementação da urbanização da Avenida Nossa Senhora de Fátima com o objetivo de ser o marco rodoviário-divisório entre Santos e São Vicente.

A estrutura é feita de concreto e tem tambores que indicam os pontos cardeais.

Uma curiosidade é que o termo “Zona Noroeste” foi usado pela primeira vez para intitular essa parte da cidade em um folheto da Prodesan sobre a inauguração deste monumento.

6. O Peixe

Ele já virou tatuagem na pele de muita gente e é fotografado quase diariamente por quem volta pra casa ou chega por aqui.

O peixe de aço (com 35 toneladas), feito pelo artista plástico Rica Mota e inaugurado em 1999, simboliza toda a Baixada Santista e o porto, além de lembrar o Santos FC.

www.juicysantos.com.br - monumentos de santosFoto: Anderson Bianchi/Fundação Arquivo e Memória de Santos

Outro objetivo é que a obra possa ser vista de longe e, desta forma, os motoristas saibam que estão chegando ao destino de suas viagens.

Fizemos uma entrevista com Rica em 2011. Ele também fez a escultura O Pneu Furou!, que fica na altura do canal 6 na ciclovia da praia.

7. Zumbi dos Palmares

O busto de Zumbi dos Palmares – líder do Quilombo dos Palmares em 1695 – fica na Praça Palmares (Av. Siqueira Campos com a Av. Afonso Pena) desde 1990.

www.juicysantos.com.br - monumentos de santosFoto: Helio Melo/grupo Coisas de Santos

O monumento é uma criação do artista plástico Serafim Gonzalez, pai de Daniel, que fez as esculturas dos surfistas no José Menino.

+ Vale lembrar que Santos teve o segundo maior quilombo do país: conheça a história