5 curiosidades sobre a Praça das Bandeiras
A Praça das Bandeiras está de cara nova não faz muito tempo.
Depois de um dos cartões postais da cidade ficar um tempão isolado por 3 meses com placas que indicavam a reforma, rolou uma festa de inauguração e o Gonzaga ficou com seu visual completo. Aliás, bem diferente do que a galera estava acostumada.
O bonde ganhou uma nova cor e a fonte ficou bem diferente, você notou?
Vários leitores do Juicy Santos perceberam a diferença e vieram nos perguntar qual o significado das mudanças feitas pela Prefeitura.
Com isso, a nossa equipe percebeu que muita gente passa por ali todos os dias, mas não conhece a história da praça.
Se você é uma dessas pessoas, se liga nessas 5 curiosidades sobre a Praça das Bandeiras e acabe com as suas dúvidas.
1. História
A praça existe desde 1936 e sua construção teve como objetivo homenagear os feitos de Santos na Revolução Constitucionalista de 1932.
2. A fonte
É por isso que a fonte, que fica ao centro da praça, é chamada de 9 de julho, a data da revolução citada acima.
A estrutura tem anjos e peixes esculpidos em torno dela.
Depois da reforma, seu funcionamento ganhou a mesma tecnologia da fonte olímpica do Rio de Janeiro. Isso significa que as águas podem fazer até 100 coreografias diferentes, com iluminação nas cores azul, verde, vermelho, branca, amarelo e lilás.
Para que isso seja possível, em outubro será instalado um aparelho para identificar a força do vento e adequar os jatos para que não caia água pra fora da fonte.
Vale citar: a revitalização custou exatos R$ 653.591,23, verba destinada para a finalidade pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias (Dade).
3. As bandeiras
Estão hasteadas as bandeiras de todos os estados do Brasil, permanentemente.
4. Bonde
A história de Santos e o transporte de bonde é enorme e vale outro post.
De maneira resumida, os bondinhos deixaram de ser utilizados em 1971. No ano de 1984, o então prefeito, Paulo Gomes Barbosa, mandou restaurar um dos bondes para a utilização como gancho turístico. Por falta de trilhos, a linha 26 era muito pequena e ia do canal 4 ao canal 5. Acabou trocada por um ônibus turístico no mandato seguinte.
O bonde, que estava em estado de novo, foi para a Praça das Bandeiras. Nesta reforma, ele passou a ter as cores originais da época. O trabalho exigiu pesquisa e também abrangeu a troca de madeiras e ferragens comprometidas pelo tempo.
5. Vamos detonar?
Lembra do jogo Pokémon GO? A praça é simplesmente um dos locais com mais Pokémons no Brasil e, por isso, durante a febre do game em 2016, vivia lotada. Tinha gente que vinha de São Paulo só para caçar por lá.