Texto porLuiz Gomes Otero

Yellowcard e a energia juvenil do rock

Algumas bandas atuais de rock parecem ter encontrado a forma de parar o tempo – se não na aparência, pelo menos nos acordes e batidas da música.

É como se a inocência do início da carreira tivesse sido congelada e se mantido intacta desde então.

A banda americana Yellowcard se encaixa nessa categoria.

Seu mais recente disco, que leva apenas o nome do grupo, mostra o mesmo tipo de sonoridade característica do início da carreira, em 1997.

yellow3

O grupo passou por muitas mudanças de formação desde o início. Atualmente, conta com os integrantes Ryan Key, Sean Mackin, Ryan Mendez e Josh Portman.

Como um quarteto, a banda mantém a sua sonoridade com base no punk rock e no pop. É um tipo de rock alternativo, mas que não chega aos padrões do chamado indie rock. Entre seus contemporâneos, estão Taking Back Sunday, New Found Glory, Sum 41, Good Charlotte e mesmo bandas mais conhecidas, como Blink 182 e Green Day. Soa até meio pop em alguns momentos.

Deixando os rótulos de lado, o novo álbum da banda se mostra interessante. Desde a faixa de abertura, Rest In Peace, passando pelo quase mainstream da canção The Hurt Is Gone, a banda mostra o mesmo tipo de energia juvenil que caracterizou o início de carreira, utilizando sempre o violino como um dos instrumentos de acompanhamento nas canções.

O ponto positivo: o Yellowcard não soa datado. O som ainda é interessante de se ouvir, como se constata nas faixas Empty Street e na acústica I´m A Wrecking Ball, além do rock´n roll básico e crú da faixa Get Yours.

Você também pode gostar de:
The Shins
Kings of Leon
The National
Nada Surf
Carolina Liar

O novo álbum do Yellowcard vai agradar quem busca uma sonoridade com inspirações no punk e no mainstream.

Veja alguns dos vídeos desse novo trabalho: