Texto porLuiz Gomes Otero

Tom Petty relembrado em box: um presente para os fãs

Uma boa notícia para os fãs que estavam com saudades de Tom Petty, falecido em outubro de 2017, aos 67 anos.

Acaba de sair An American Treasure, álbum póstumo de compilação em formato box set de Tom Petty and The Heartbreakers.

O conjunto inclui quatro discos com várias músicas raras e inéditas. Ainda traz faixas de álbuns mais obscuras que mostram a riqueza e a força das composições de um dos compositores mais talentosos e prolíficos do rock.

Nas plataformas de streaming, estão disponíveis as 63 faixas.


A maior parte do conteúdo é do período com os Heartbreakers. Mas também há várias músicas de álbuns solo e algumas gravações da Mudcrutch, a banda de rock sulista que projetou Petty para o rock.

As gravações foram escolhidas para remixagem e remasterização por Mike Campbell, Adria Petty, Dana Petty, Benmont Tench e Ryan Ulyate.

Tom Petty para sempre

O objetivo de compilar as músicas era destacar faixas menos conhecidas e escolher músicas que o próprio Petty preferiria. E a recepção da crítica acabou sendo positiva.


A filha de Petty, Adria, fez um videoclipe promocional para a faixa Keep a Little Soul usando filmes de arquivo pessoal.

Segundo a crítica especializada, o box se concentra em gravações alternativas e canções mais obscuras do catálogo de Petty, podendo ser resumida como uma introdução boa para os que não conhecem o som do músico, não importando a falta de hits.

Alguns dos clássicos de Petty ganharam versões ao vivo, como I Won’t Back Down.


Dá pra destacar a faixa já citada Keep a Little Soul e mais Gainesville e You And Me como exemplos da sonoridade de Tom Petty. Fica evidente a enorme influência dos anos 60, incluindo Beatles e The Byrds como referências mais presentes. Mas o box set inteiro vale a audição, seja você um fã do músico ou apenas um ouvinte curioso para conhecer melhor a obra dele.