Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Teatro Coliseu terá primeiro concerto inclusivo da sua história

O debate sobre inclusão é necessário e deve acontecer em TODAS as áreas.

Por isso, em todo o mundo, espetáculos de arte estão se adequando para melhor atender pessoas com deficiências. Não estamos falando de rampas de acesso, mas sim de opção como intérpretes de libras ou áudio descritores em shows e peças de teatro; filmes legendados no cinema e sessões que atendem às necessidades de pessoas com autismo, por exemplo.

Em cidades como São Paulo, tudo isso já é parte da programação cultural e festivais internacionais, como o Coachella (EUA), entenderam a importância dessas ações.

promuvi 2Imagem: Divulgação

Aqui em Santos, aos poucos vamos caminhando para uma sociedade mais inclusiva. A conquista que merece comemoração dessa vez é que teremos um concerto totalmente inclusivo no Teatro Coliseu!

O show

No próximo sábado (7 de abril), às 17 horas, o palco do Teatro Coliseu recebe o projeto Música Transformando Vidas – Promuvi. Este será o primeiro concerto com 100% de acessibilidade, ou seja, o público terá audiodescrição e linguagem de sinais (Libras), além de recepção exclusiva e condução ao local de assento.

Para ficar ainda mais incrível, a entrada é gratuita.

A orquestra tem coordenação e regência de Paulo Mauá e apresenta – com base em instrumentos de sopro, cordas e percussão – um programa com base nas obras de artistas como Alceu Valença, Beethoven, Leonard Cohen, Beatles, Dominguinhos e Roberto Carlos, entre outros que estão na lista.

Também estão agendados sorteios de brindes como flautas, livros de música, microfone profissional e violão.

Promuvi

O Projeto Música Transformando Vidas, do Rotary Santos Oeste, trabalha desde 2009 com pessoas com deficiência visual, visando a inclusão social e musical como forma de estimular a cidadania e a recuperação da autoestima.

Outras informações na página

Vai lá

Não esquece: o concerto inclusivo acontece no sábado (7 de abril), às 17 horas, no Coliseu.

A entrada é gratuita – basta chegar e aproveitar o show.

O Teatro Coliseu fica na Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico.