Tanita Tikaram: a musa cool do pop está de volta
Musa cool da música pop, Tanita Tikaram está de volta com um disco autoral, mantendo a mesma linha de trabalhos feitos nos anos anteriores.
Closer To The People traz canções que navegam entre a soul music e o jazz, sem nunca perder o contato com o pop.
Para quem não se lembra, Tanita é autora do hit Catedral Song, que ganhou uma versão de Zélia Duncan em Português nos anos 90. Aliás, as duas têm um timbre bem parecido de voz, além de serem ambas compositoras e intérpretes.
Tanita Tikaram nasceu na Alemanha, de mãe originária da Malásia e o pai, de origem indo-fijiana, era um oficial do Exército britânico. Sua família mudou-se para a Inglaterra quando ela tinha 12 anos.
Closer To The People funciona como uma deliciosa colcha de retalhos sonora, que se encaixa bem no universo indie, do qual Tanita pode ser apontada como uma das precursoras.
O disco começa com a ótima Glass Love Train, cujo arranjo leva o ouvinte a crer que está mesmo dentro de um vagão em movimento.
Depois vem a bela balada Cool Waters, com melodia inspirada na soul music dos anos 60, e uma pintura de interpretação de Tanita. A seguir seguem-se canções que oscilam entre o folk, o jazz e novamente a soul.
Há momentos mais pop rock, como a faixa The Way You Move, e há outros mais introspectivos e quase dramáticos, como em Food On My Table.
Os arranjos seguem uma linha mais acústica, com poucos recursos eletrônicos, bem ao estilo de Tanita, que não precisa dos chamados truques de estúdio para produzir seus trabalhos.
Closer To The People traz canções que podem ser ouvidas de forma conjunta ou individual. Ouvi-la cantando um material novo, produzindo coisas novas, é muito gratificante para quem curte música de bom gosto e qualidade.