Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Sucessos brasileiros de um hit só nos anos 80

Nos anos 80, o rock nacional tomou de assalto as rádios.

Precisamos lembrar que não havia internet nem redes sociais.

Então, para se fazer sucesso, a canção precisava ser extremamente popular, no mais puro sentido da palavra e, claro, tocar na rádio.

Curiosamente, muitas bandas com forte influência da new wave que surgiram naquela época emplacaram hits, mas acabaram não tendo continuidade ou a projeção esperada depois de conquistar as paradas.

Sugestões para você

cabine c

Vamos lembrar alguns exemplos aqui, que servirão para matar a saudade da turma que vivenciou os anos 80 com esses sucessos brasileiros de um hit (one hit wonders).

Degradee – Mais que um Sonhador

Banda formada por Salvador Rocca (Bateria), Rogério Rêgo (Guitarra e Vocal),Luiz Marcello (Contra Baixo) Tom Marsh (Guitarra e Vocal) Freddy Haiat (Teclados).

Este hit deles foi um dos mais tocados na metade da década de 80. Impossível não se identificar com o refrão fácil e a melodia simples.

Gravaram um álbum chamado Perdido no Tempo, mas o trabalho não vingou nos anos seguintes.

Hanoi Hanoi – Totalmente Demais

Banda formada por Arnaldo Brandão nos anos 80, que tocou no grupo A Bolha e com Caetano Veloso nos anos 70.

Este hit fez tanto sucesso que até hoje é regravado.

A mais recente releitura estava na abertura da novela da Rede Globo que tinha o mesmo nome da canção.

Brylho – Noite do Prazer

Banda que tinha Cláudio Zoli como integrante e que fazia o vocal principal desta canção, que falava dos sons de blues na vitrola na madrugada, tocando BB King sem parar. Foi hit supremo nos anos 80 e Zoli já fez inúmeras versões dela.

https://youtu.be/yuDj_jkXZ-Y

Egotrip – Viagem ao Fundo do Ego

Banda fundada pelo excelente baixista Arthur Maia em 1985. Emplacou este hit marcante na época, mas durou somente até 1990. Os integrantes se separaram depois da morte do baterista Pedro Gil, filho de Gilberto Gil, em um acidente automobilístico.

Garotos Da Rua – To de Saco Cheio

Banda fundada em Porto Alegre nos anos 80 por Bebeco Garcia (voz e guitarra), Justino Vasconcelos (guitarra), Geraldo Freitas (baixo e voz), Ricardo Cordeiro (sax), Edinho Galhardi (bateria). Esta canção foi hit instantâneo até o final dos anos 80, quando a banda se separou encerrando as atividades.

Metrô – Tudo Pode Mudar

Banda que contava com a emblemática vocalista Virginie. Participaram de trilhas de filmes de cinema na época, mas a pressão do show business acabou afastando a cantora ainda nos anos 80. Chegaram a voltar anos mais tarde mas sem repetir o mesmo sucesso do início.

Cinema a Dois – Não me Iluda

Banda formada no Rio de Janeiro em 1985 e liderado por Fábio Fonseca (Guitarra, Teclados e Vocal), Torquato Mariano (Guitarra), Bruno Araújo (Baixo), Kadu (Bateria), A maioria deles participou de vários discos. O baterista Kadu, por exemplo, tocou com Kid Abelha e vários outros artistas. Mas, como Cinema a Dois, parou nesse hit altamente radiofônico.

365 – São Paulo

Grupo paulista fundado por Miro (bateria), Finho (vocal/letras) e Ari (guitarra). Essa canção é até hoje entoada em shows ao vivo. Mas a banda, muito embora tenha permanecido fazendo shows, parece ter parado nesse hit, que sempre transmite nostalgia pura para quem passou pelos anos 80.

Azul 29 – Video Game

Banda paulista formada por Thomas (voz e teclado), Eduardo Amarante (guitarra), Miko (baixo) e Malcolm (bateria) e influenciada pela new wave que estava em alta naquela época. Esta conseguiu a proeza de ter incluída uma canção na trilha do filme Bete Balanço.

Sangue da Cidade – Brilhar Minha Estrela

Banda que surgiu em meados de 1982 que passou por várias formações nos anos seguintes. No início, emplacaram o hit Brilhar a Minha Estrela, que acabou sendo tocada até em programas de TV, como o do irreverente apresentador Chacrinha

Finis Africae – Armadilha

A banda surgiu em 1986 com um EP (disco com seis músicas) que continha esse hit. A canção estourou nas rádios de todo o País. A última formação da banda tinha Eduardo de Moraes (vocal), Ronaldo Pereira (bateria), Roberto Medeiros (baixo), César Nine (guitarra) e MacGregor (teclados).

Muzak – Onde estou?

Trio formado por Osmar Buono (vocal e baixo), Nivaldo Campopiano (guitarra) e Victor Leite (bateria), que chegou a lançar um disco pelo selo Baratos e Afins, para depois ser descoberto pela gravadora Odeon.

Cabine C – Neste Deserto

Grupo fundado e liderado por Ciro Pessoa, que integrou a primeira formação dos Titãs. Na verdade, o tipo de som que esta banda desenvolveu era bem centrado na new wave e em outras vertentes do rock alternativo na época.

Nau – Corpo Vadio

Grupo formado em 1987 por Zique (guitarra), Beto Birger (ex-baixista do Zero), Mauro Sanchez (bateria) e Vange Leonel (vocal), que tinha na voz da cantora um destaque especial, baseada em uma proposta de fazer um som diferente do que se ouvia na época.

https://youtu.be/xsB5qOmR9NE

Golpe de Estado – Caso Sério

A estética dessa banda  consistia em misturar o seu hard rock com a influência do heavy metal,  elaborando canções cantadas em português. O resultado ficou acima da média, mas sempre permaneceu a margem da grande mídia. No entanto, os shows sempre foram bem concorridos.

https://youtu.be/mHDM4CuCpyw

Fellini – Teu Inglês

Uma das bandas mais underground do rock nacional. A dupla Thomas Pappon e Cadão Volpato mantinha o centro criativo e canções bem construídas e com proposta sonora arrojada para os anos 80.

https://youtu.be/r2-_UysxveQ

Telex – Só Delírio

Banda formada por Oswaldo Gennari (baixo) Leonardo Giodano (bateria), Mauricio Pedrosa (teclado e vocal) e Tadeus Eliezer (guitarra). Influenciada também pela new wave dos anos 80, emplacou este hit que marcou bastante na época.

Gueto – G.U.E.T.O.

Esta banda tinha o rap e o hip hop como grandes fontes de inspiração, fato que é facilmente constatado ao ouvir seus discos.

Zero – Agora Eu Sei

Banda formada por Guilherme Isnard (ex. Voluntários da Pátria), Beto Birger (baixo), Claudio Souza (bateria), Gilles Eduar (sax), Fabio Golfetti e Nelson Coelho (guitarras). O hit Agora Eu Sei tinha participação de Paulo Ricardo e tocou muito nas rádios.

Uns E Outros – Carta aos Missionários

Banda que tinha em sua formação original Marcelo Hayena nos vocais, Nilo Nunes na guitarra, Cal no baixo e Jonathas Nunes (bateria). A chegada desse hit ocorreu na segunda metade dos anos 80, lembrando um pouco os brasilienses da Legião Urbana.

https://youtu.be/V0daRup7BZY

Avatar
Texto por