Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Strike na área: rock e reggae na cabeça

Já li alguns artigos falando da falta de espaço que há na mídia para o rock nacional. E o interessante é que, quanto mais falam isso, mais bandas surgem por aí, provando que o estilo consegue sobreviver mesmo sendo marginalizado pelas rádios e TV.

Uma da nova safra é a mineira Strike, que está lançando o CD Collab, mantendo a tradição que há no Estado de Minas Gerais, que revelou outros grupos como Pato Fu, Skank e J. Quest.

E eles estão chegando: mais uma vez, fazem show em Santos neste sábado (23 de janeiro).

Sugestões para você

Formada por Marcelo Mancini (vocal), Andre Maini (guitarra), Rodrigo Maciel (guitarra), Bruno Graveto (bateria) e Leo Pinotti (baixo), a Strike produz uma sonoridade interessante, com influências do rock dos anos 80 e do reggae, que pontua muitas passagens nas faixas. Uma fusão, aliás, que a banda Specials já fazia nos anos 70, só pra citar um exemplo.

strike1

O disco tem a participação de Alexandre Carlo, do Natiruts, na faixa Qualquer Lugar, reforçando a presença do reggae no disco. Isso fica mais evidente ainda na canção Lei da Atração. Rolo Compressor é um ska nervoso com letra panfletária que cita as mazelas proporcionadas pela classe política, nunca esquecendo de explicar que a culpa desse estado de coisas no País é do próprio cidadão que coloca seu voto na urna.

Os fãs de Charlie Brown Júnior vão notar influências dos santistas nos mineiros na faixa O Mar Levou.  A faixa O Impossível Me Atrai é uma mensagem direta para a garota desejada na juventude, mas cantada na batida do reggae.

Gostei da letra de Biografia 2, que mostra em versos simples e diretos como “…eu não sou perfeito/e reconheço minhas contradições…”, um pensamento que passa na cabeça de muitos jovens em processo de amadurecimento. O arranjo dessa faixa segue a linha do ska, como outras que há no disco.

strike2

No geral, Collab mostra que o Strike chegou para tentar marcar seu terreno no rock nacional. E pela garra demonstrada nas canções, isso será uma questão de tempo. Uma boa pedida para escutar nesse verão.

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=t_VdNnCbO9c&spfreload=10″]

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=KptNmMRBWuM&spfreload=10″]

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=F1u_6z90fKk”]

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=Yy0aXe1RrJM”]