Texto porLuiz Gomes Otero

Banda britânica de blues Savoy Brown lança seu 40º álbum

Há mais de 50 anos tocando na onda do blues rock, a veterana banda britânica Savoy Brown está de volta,

City Night, seu 40º álbum, saiu em junho deste ano. E, para mim, foi uma surpresa prá lá de agradável reencontrar esses caras.

www.juicysantos.com.br  - Savoy Brown lança seu 40º álbum

Raízes do blues rock

A Savoy Brown nasceu com o guitarrista Kim Simmonds em 1965 em Londres, Inglaterra. Simmonds foi sempre o cara que mostrou os caminhos do grupo. Isso desde os primeiros singles, lançados em 1966, e mesmo agora, nesse mais novo trabalho da banda.


O álbum conta com Simmonds nos vocais e guitarra, complementado com a formação mais consistente da história da banda, com Pat DeSalvo no baixo e Garnet Grimm na bateria. Sim, um power trio como aqueles que vímos nos anos 60, com Hendrix, Cream, The Who, etc.

Savoy Brown, uma banda de 40 discos

O álbum traz 12 músicas de blues rock de alta energia que certamente agradarão os fãs do estilo. Walkin On the Hot Stones, Payback Time e Don’t Hang Me To Dry devem chamar a atenção dos DJs de rádio que procuram o som que o Savoy Brown emana das raízes do blues.

O blues, aliás, tem sido o cartão de visitas da banda desde o começo. Blues rock tornou-se a frase mais comum no final dos anos 1960 para descrever a música da banda, junto com a de contemporâneos como o Cream, Fleetwood Mac (em sua formação original) e o Experience de Jimi Hendrix.

Não por acaso, no filme de 2013 sobre Jimi Hendrix: All Is By My Side, há uma faixa do Savoy Brown co-escrita por Simmonds.


City Night é um ótimo álbum de blues rock. Tocado por legítimos representantes do estilo. Ou seja, trata-se de uma audição obrigatória para quem curte esse tipo de som.